quinta-feira, 20 de março de 2014

“Arte verde, do lixo à arte” na Casa Larangeiras



A Associação Arte dos Reis abriu na terça-feira, 18, a exposição “Arte verde - do lixo à arte” no salão da Casa Larangeiras. O trabalho é resultado do Programa de Valorização do Artesão de Angra dos Reis, que tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal e da Petrobras, apoio do Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura, e da Prefeitura de Angra.

Todos os produtos expostos são confeccionados com os mais diversos tipos de material reciclado, desde papel até pneus velhos, e o resultado é uma mistura de cores, texturas e elementos que dão vida a objetos únicos.

A diretora da associação, Maristela Elias, explicou que neste ano até os exp

ositores que servem de suporte as peças foram reciclados.

— A cada ano investimos mais na diversidade do material utilizado nas peças, procurando aproveitar ao máximo qualquer resto de madeira, papel, vidro, tecidos e, para este ano, até nossos expositores foram confeccionados com restos de madeira. O resultado foi um sucesso — festejou a diretora.

A mostra reúne o trabalho de vários artesãos de todo o município com as suas mais variadas técnicas artesanais que dão vida a quadros, bijuterias, esculturas, móbiles, tapetes, vasos, puffs e outras peças. Todos os produtos expostos estão à venda.

Além da exposição, a associação também vai promover uma agenda de cursos e oficinas de 19 a 29 de março, das 9h30 às 12h30 e das 14h30 às 17h30. Mais informações na Casa Larangeiras ou pelo telefone (24) 3365-7221.

A mostra fica aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 18h30, e aos sábados, das 9h30 às 14h.

terça-feira, 18 de março de 2014

IV Fale/Angra é grande sucesso de público




A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, em parceria com a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), realizou na sexta-feira, 14, o IV Fórum de Alfabetização, Leitura e Escrita (Fale/Angra). O evento aconteceu na Igreja Assembleia de Deus, no Centro, e contou com cerca de 400 profissionais do Ensino Fundamental, além das presenças do Secretário de Educação, Neirobis Nagae, e da subsecretária da pasta, Patrícia Dal Col.

O Fale/Angra foi criado em 2007, no Rio de Janeiro, e foi implementado em Angra em 2013, por meio de uma articulação entre a Gerência de Ensino Fundamental da Secretaria de Educação e a Unirio.

O fórum é parte de um projeto de ensino-pesquisa-extensão que discute, investiga e implementa políticas e práticas de leitura e escrita. Ele tem como objetivo propor aos educadores que socializem suas experiências e reflitam sobre seus fazeres, possibilitando a construção de novos saberes e a valorização das práticas docentes, num diálogo constante entre teoria e prática.

O fórum foi conduzido pela professora doutora da Unirio, Carmem Sanches Sampaio, que destacou o objetivo central do Fale.

— O Fale é um fórum de alfabetização, leitura e escrita. É uma articulação entre a universidade e a escola com o seguinte princípio: a universidade ensina a escola básica, mas esta também ensina à universidade. Por isso que a nossa mesa é sempre formada por professores alfabetizadores que vêm narrar e socializar o que fazem todo dia nas salas de aula. No sentido de também mostrar e valorizar o que de tão bonito e importante eles fazem, quanta teoria tem produzida nessa prática. O Fale é um projeto de pesquisa e extensão, a gente filma e transcreve os encontros. Trabalhamos com as narrativas dos professores, no sentido de saber o que eles vêm fazendo e a potência do que eles já fazem, apesar de, às vezes, terem tantas dificuldades — explica Carmem.

A professora elucidou ainda que o Fale não é uma assessoria especial. Ele existe desde 2007 e foi pensado para ser realizado apenas em um ano, mas teve que se estender devido ao grande sucesso de público. O fórum acontece em Angra de forma gratuita, não gera nenhuma despesa ao município.

Para a professora da Escola de Educação da Unirio, Adriane Ogêda, as experiências apresentadas são muito ricas, pois integram os professores da escola básica e da universidade. Em sua palestra, ela trouxe uma discussão conceitual sobre a formação do leitor. Apresentou também, de um modo geral, as concepções de leitura, de alfabetização e de leituras literárias, trazendo algumas referências sobre esses sistemas.

— É importante dar esse espaço ao professor, para que ele possa apresentar sua experiência no cotidiano da escola. Assim possibilitamos a visibilidade do que ele faz e, ao mesmo tempo, estabelecer um diálogo entre a universidade e a escola, que é o principal objetivo do Fale. É importante também a presença do professor formador no cotidiano da formação do leitor, não só para ampliar o repertório da criança, mas para trazer uma grande variedade de textos ricos e vivos — afirma Adriane.

A professora Leila Júdice, da Escola Municipal Antônio José Novaes Jordão (Morro do Peres), também palestrou e expôs toda a sua prática de leitura e escrita em sala de aula. Ela é a criadora do projeto Piquenique da Leitura, um grande sucesso entre os alunos da escola onde leciona.

— Quando cheguei à escola, percebi que as crianças não passavam nem perto da biblioteca e isso me incomodava. Daí eu comecei a pensar que eu tinha que fazer alguma coisa para mudar a mente delas, porque elas chegavam na escola e só queriam a merenda. Foi quando surgiu o Piquenique da Leitura — diz Leila.

Para a gerente de Ensino Fundamental, Sandra o IV Fale/Angra foi um grande sucesso.

— Hoje o que foi discutido não foi apenas para alfabetizador, mas para todos os professores que consideram a leitura como um aspecto importante do processo ensino/aprendizagem. Acho que o IV Fale contribuiu muito, conforme ouvimos nas próprias falas dos professores. Creio que deu para perceber o quanto isso os motivou a olhar para o trabalho que estão desenvolvendo, a valorizar e reconhecer aquilo que eles podem potencializar, a se inspirar para novas práticas — finalizou

Atendimento odontológico para pescadores

O consultório odontológico Francisco Paulo de Oliveira, o “Chico Preto”, reaberto em fevereiro do ano passado, vem atendendo os pescadores periodicamente. A iniciativa de reabrir o local foi do secretário de Pesca, Júlio Magno, que julgou de extrema importância a saúde bucal dos profissionais do setor. Só neste ano, o consultório já registra 106 atendimentos, entre adultos e crianças.

Em 2013, foram atendidos 567 pacientes. O atendimento é direcionado preferencialmente ao pescador, armador de pesca, aquicultor, agricultor e seus dependentes, até 18 anos. Para ter direito a este benefício é necessário que o pescador tenha o registro do setor e inscreva os seus dependentes, na sede da secretaria.

O serviço incluiu ações preventivas de saúde bucal, aplicação de flúor, restaurações, extrações dentárias, entre outros procedimentos. O consultório ainda faz escovação profissional, com entrega de kits, com escova e pasta de dentes. Para as crianças, os trabalhos de prevenção são intensificados de maneira lúdica e informativa, para que elas entendam a importância de uma boca saudável.

- A importância do atendimento odontológico não é somente tratar dos problemas bucais, mas também, criar um vínculo com os usuários, para desenvolver o hábito de escovação, com eles, seus familiares e amigos, através da multiplicação da informação – disse a dentista do Estratégia da Saúde da Família (ESF), Mônica Mattos.

Para atendimento especializado, como Raios X, cirurgia buco-maxilo, endodontia (tratamento de cana), dentre outras, os pacientes são encaminhados para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

Para mais informações, a Secretaria de Pesca e Aquicultura funciona na rua Almirante Júlio César de Noronha, 317, São Bento, Telefone 3377-5352.

segunda-feira, 17 de março de 2014

Conheça o Plano Diretor da sua cidade

O Plano Diretor é um conjunto de princípios e regras de políticas de desenvolvimento urbano, norteando o uso da ocupação do solo por meio de instrumentos de planejamento. Seu objetivo é desenvolver o município e fomentar o planejamento socioeconômico, em bases socialmente justas e ambientalmente equilibradas, proporcionando qualidade no meio ambiente urbano e natural.

Quaisquer atividades, seja comercial, industrial ou de outra natureza, usos e ocupação do solo do município de Angra dos Reis, devem estar em conformidade com os objetivos e diretrizes do Plano Diretor.

As ações podem ser desde a abertura de uma nova rua ou o seu asfaltamento até a construção de uma nova residência, implantação de uma estação de tratamento de esgoto ou a reurbanização de uma comunidade.

O uso indevido do solo e construções ilegais geram multas para o proprietário e, em alguns casos, podem levar até a demolição do imóvel, de acordo com os preceitos legais.

Consulte a prefeitura antes de comprar, construir ou reformar quaisquer imóveis. Evite transtornos.

- Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano.
Rua do Comércio, 17, Centro, Angra dos Reis
Contato: (24) 3368-6393/ 3368-4435/ 3368-6496
E-mails: sma.ssdu@angra.rj.gov.br /sma.ssma@angra.rj.gov.br / sma@angra.rj.gov.br

As leis que servem de instrumentos de planejamento e gestão integrantes do Plano Diretor Municipal são:
Lei nº 1754/2006 – Plano Diretor Municipal;
Lei nº 2087/2009 – Código de Obras;
Lei nº 2091/2009 – Zoneamento Municipal;
Lei nº 2092/2009 – Uso e Ocupação do Solo;
Lei nº 2093/2009 – Parcelamento do Solo;
Lei nº 1965/2008 – Código Ambiental;
Decreto Área de Risco (Decreto nº 7.400/2010) – Suspensão de Construções nas Áreas de Riscos Geológicos e Geotécnicos.

ENTENDA O LICENCIAMENTO AMBIENTAL (DECRETO 8798/2013)

Um dos fundamentos do Estado brasileiro é a livre iniciativa, isto é, o direito que todos possuem de perseguir uma atividade econômica, de empreender, a fim de terem uma existência digna. Esse mesmo Estado também reconhece que a dignidade humana é servida pela existência de um meio ambiente equilibrado. Estes dois princípios, no entanto, não raro entram em conflito: perseguir uma atividade econômica certamente causará impactos ao meio ambiente, impactos que, se desregrados, podem ser irreversíveis. E também não se pode ter o meio ambiente como obstáculo intransponível às atividades humanas.

O licenciamento ambiental vem, então, como um importante instrumento de gestão da Administração Pública: por meio dele é exercido o necessário controle sobre as atividades humanas que interferem nas condições ambientais. Através dele há a conciliação do desenvolvimento econômico com o uso dos recursos naturais, de modo a assegurar a sustentabilidade do meio ambiente, nos seus aspectos físicos, socioculturais e econômicos.

O licenciamento ambiental é uma exigência legal a qual estão sujeitos todos os empreendimentos ou atividades que empregam recursos naturais ou que possam causar algum tipo de poluição ou degradação ao meio ambiente. É um procedimento administrativo pelo qual é autorizada a localização, instalação, ampliação e operação dos empreendimentos e/ou atividades, tais como corte de árvores, movimentação de terra, construções diversas.

Tais procedimentos deverão ser efetuados não só em órgãos ambientais municipais, como também – dependendo da solicitação (dependendo do porte e potencial poluidor do empreendimento) – em outros órgão ambientais que podem ser estadual ou federal.

As leis são regras de convivência social. Parte delas são as regras que evitam que ações humanas sobre a natureza prejudiquem direta ou indiretamente outros membros da sociedade ou a sociedade como um todo. Essa é a caraterística essencial da legislação sobre meio ambiente e recursos naturais.

CONHEÇA A LEGISLAÇÃO AMBIENTAL DA SUA CIDADE

Lei complementar 140/2011;
Resolução Conema 042/2012;
Decreto nº 44.175/2013 – Institui o Plano de Manejo da Área de Proteção; Ambiental de Tamoios, Unidade de Conservação de Uso Sustentável;
Decreto municipal nº 8.798/2013 – Licenciamento Urbanístico Ambiental de Angra dos Reis;
Decreto municipal nº 7.481/2010 – Fiscalização Ambiental de Angra dos Reis.

ÓRGÃOS AMBIENTAIS ATUANTES NO MUNICÍPIO

Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SMA);
Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama);
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio);
Instituto Estadual do Ambiente (Inea);
Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM);
Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Rio de Janeiro (Crea-RJ);
Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Estado do Rio de Janeiro (CAU-RJ).

Começa hoje a capacitação de moradores da Glória I

A Defesa Civil municipal continua com o programa de treinamento de voluntários e vai implantar seu Núcleo de Defesa Civil (Nudec) no Morro da Glória I, na antiga Garagem da Colitur. Começa hoje, 17, a capacitação dos moradores e as inscrições poderão ser feitas até no início da aula, às 19h.

A programação será a mesma que foi oferecida aos moradores da região central e Morro da Gloria II. Na primeira reunião, os futuros voluntários terão palestra sobre Ações de Defesa Civil e Noções de Análise de Risco, das 19h às 21h30. Na terça-feira, dia 18, o assunto da capacitação será Prevenção e Combate a Princípio de Incêndio. Já nos dias 19 e 20, a palestra será sobre Primeiros Socorros. No dia 19, a aula será teoria e, no dia seguinte, prática.

— O Nudec é mais um canal de ligação da comunidade com a Defesa Civil. A partir da instalação das sirenes, mais do que nunca, essa parceria será fundamental para o sucesso do programa Alerta e Alarme nas Comunidades — frisou o secretário Marco Oliveira.

Na próxima semana serão capacitados moradores do Frade e, na semana seguinte, do Morro do Perez.

Inscrições abertas para o Pronatec

A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Ação Social, abriu novas vagas para o curso de almoxarife, do Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). As inscrições podem ser feitas, na Casa do Bolsa Família, até 21 de março, de segunda a sexta-feira, de 9h às 12h e de 13 às 16h ou até o término das vagas. O curso é oferecido para maiores de 18 anos, que tenham concluído o 6º ano do ensino fundamental.

O curso é gratuito, com o direito a auxílio-transporte (2 passagens), auxílio-alimentação e material didático. O candidato deve apresentar os seguintes documentos (original e cópia) no ato da inscrição: número de identificação social (NIS), identidade, CPF, título de eleitor, comprovante de residência, comprovante de escolaridade e duas fotos 3x4. Caso o candidato não tenha o NIS, o mesmo poderá apresentar o comprovante de cadastro do Bolsa Família.

As aulas serão iniciadas no dia 24 de abril, com duração de três mneses, de segunda a sexta, de 18h as 22h. O curso será ministrado na sede do Senai, em Jacuecanga, que fica na rua Alagoas, S/N.

A Casa do Bolsa Família fica na Avenida Almirante Júlio César de Noronha, nº 316, São Bento. Para obter mais informações entre em contato pelo telefone 3377-8384 ou 3368-7308.

Comemoração pelo Dia Mundial da Água

A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, realizará um dia alusivo ao Dia Mundial da Água (23 de março), na quinta-feira, 20, no Centro de Estudos Ambientais (CEA). O evento visa discutir sobre a prevenção, qualidade e cultura do uso da água. A comemoração pela data também terá a participação das secretarias de Educação, Saúde, Saae e do Comitê da Bacia Hidrográfica da Baia da Ilha Grande.

O tema deste ano será “Água: responsabilidade de todos”. A pasta pretende proporcionar um dia de muita reflexão a respeito deste bem, que é finito e precisa ser preservado, além de procurar proporcionar a compreensão da importância do equilíbrio hidrográfico para as próximas gerações.

A programação será dividida em dois blocos iguais, manhã e tarde, com mostra de vídeo, oficinas e contação de histórias, para crianças do ensino fundamental e médio, e à noite, com a mesa redonda, para estudantes técnicos, EJA, profissionais da área e sociedade civil interessada no assunto.

Os blocos acontecem das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30. As atividades vão acontecer simultaneamente, separando por grupos: idade/escolaridade. Para participar as escolas deverão entra em contato com o CEA, através do telefone 3365-7489 ou pelo e-mail: sma@angra.rj.gov.br.

PROGRAMAÇÃO DOS BLOCOS DE ATIVIDADES

Mostra de vídeos com a temática sobre água

- Oficina “Bacias Hidrográficas: Desenvolvendo um olhar crítico sobre a paisagem”, com a bióloga Rita de Cássia, da gerência de Conservação e Projetos Ambientais, da secretaria.

- Oficina “Verificando a qualidade da água para o consumo humano”, com o biólogo Júlio Cesar Toledo de Almeida, da coordenação de Fatores não biológicos, diretoria da Vigilância Sanitária, Secretaria de Saúde.

- Contação de histórias com temas alusivos a água.

PROGRAMAÇÃO DAS MESAS REDONDAS

- Programas de Gestão dos Recursos Hídricos do Município de Angra dos Reis, com Alexandre Giovanetti, gerente de Engenharia do Saae;

- Gestão do Comitê de Bacia Hidrográfica da Baía da Ilha Grande, com Marcus Pedro Oneto Toledo Fiorito, diretor presidente do comitê;

- Água: aparência X qualidade, com o biólogo Júlio Cesar Toledo de Almeida, da coordenação de Fatores não biológicos da Diretoria de Vigilância Sanitária;

- Gestão de Projetos de Conservação Ambiental, com o biólogo Paulo Carvalho Filho, especialista em planejamentos, responsável pela criação de Unidades de Conservação do município.

Defesa Civil realizou conferência municipal





A Defesa Civil de Angra dos Reis realizou nos dias 13 e 14 de março a I Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil, que discutiu ações voltadas à Defesa Civil em toda a sociedade. O evento aconteceu na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, na Praia da Chácara, onde seis delegados de diversos segmentos da sociedade foram eleitos para representar o município na conferência estadual, que acontecerá no dia 16 de abril, no Rio de Janeiro.

Na abertura, estiveram presentes o vice-prefeito Leandro Silva; o secretário de Defesa Civil Marco Oliveira; o tenente-Coronel Alexandre Medeiros, coordenador da Regional de Defesa Civil da Costa Verde, do Governo do Estado; Augusto Lima, diretor do Instituto de Educação de Angra dos Reis da UFF; Frederico Policarpo, antropólogo e professor do curso de Políticas Públicas da UFF/Angra dos Reis; Beanor de Souza Filho, representante da Transpetro; Leonardo Ferreira, representante do Ministério da Integração no Estado do Rio de Janeiro; Paulo Werneck, representante da Eletronuclear.

— Todos os segmentos presentes são de fundamental importância para que a conferência seja realizada. Mas o mais importante é a presença do morador, que é aquele que é diretamente atingido quando algo acontece em seu bairro. É ele quem tem que vir aqui e dizer qual a sua necessidade e o que ele acha que deve ser feito para mudar a realidade de seu bairro — frisou o vice-prefeito Leandro Silva.

O secretário da pasta, Marco Oliveira, endossou as palavras de Leandro.

— Por isso é que tudo o que fazemos na Defesa Civil, desde ações como essa, até aquisição de equipamento de prevenção, como pluviômetro, envolvemos a sociedade. Não existe nada que a Defesa Civil realize que a população não saiba. É fundamental a participação de cada morador em cada ação nossa. Afinal, tudo o que fazemos é justamente para a população — disse Oliveira.

A aquisição desses equipamentos foi citada na palestra de abertura do secretário especial de Defesa Civil e Trânsito, Marco Oliveira, que falou sobre Ações de Defesa Civil de Angra dos Reis. Na explanação, ele falou sobre a parceria com o governo federal, na aquisição de pluviômetros automáticos e semiautomáticos; no acordo firmado com o governo do estado, na instalação de sirenes e, também, na parceria com instituições privadas, como a Geovoxel, na aquisição de um programa de computador que reúne todas as informações geradas pelos aparelhos existentes na Defesa Civil.

Também na abertura, estiveram presentes o secretário de Governo, Robson Marques, a representante da União Brasileira de Mulheres (UBM), Gilcene Gomes; a vice-presidente e diretora da Cruz Vermelha Brasileira, filial Angra dos Reis, Cláudia Vargas e Glória da Silva Vieira; Major Eduardo Carvalho, subcomandante do 10º GBM (Grupamento do Corpo de Bombeiro) e Major Leonardo Ramos, também do 10º GBM.

A CONFERÊNCIA

O tema da conferência foi 'Proteção e Defesa Civil: Novos paradigmas para o Sistema Nacional'. Qualquer pessoa residente ou não, que se preocupa com Angra dos Reis e que faça parte de algum segmento da sociedade pôde participar dos debates e discussões.

A exemplo de outras conferências que estão sendo realizadas em todo o País, essa também seguiu orientações do Governo Federal. A conferência foi dividida em quatro eixos temáticos: Gestão integrada de riscos e respostas a desastres; Integração de Políticas Públicas relacionadas à proteção e Defesa Civil; Gestão do conhecimento em Defesa Civil; Mobilização e promoção de uma cultura de proteção e Defesa Civil na busca de Cidades Resilientes. Para cada tema, aconteceu uma palestra para orientar os participantes nas discussões que aconteceram no dia seguinte.

Duas pratas da casa realizaram palestras: o engenheiro e assessor de análises de risco da Defesa Civil de Angra, Pedro França e o agente e coordenador de riscos e desastres da Defesa Civil, Leandro da Silva. E dois convidados do município do Rio de Janeiro e do Estado, o subsecretário de Defesa Civil o Tenente Coronel Márcio Motta e o Coronel Renato Pontes, atual comandante de Bombeiros da Área 7, região da Costa Verde e coordenador do CCCEN (Centro de Coordenação e Controle de Emergência Nuclear).

Márcio Motta falou sobre cidades relisientes. Ele, que é representante do Brasil no Comitê Gestor da ONU para redução de desastres, lembrou que no Brasil somente 20% dos municípios tem Defesa Civil organizada.

- Desastres vão acontecer, não podemos evitar. O que precisamos é reduzir o risco do desastre. Precisamos realizar ações de adaptação – frisou.

ELEIÇÃO DE DELEGADOS

Cada grupo pertencente a um eixo temático fez um relatório com princípios e diretrizes que, ao final do evento, foram avaliadas pela plenária. A comissão organizadora fará, nessa semana, um único relatório para ser encaminhado à conferência estadual, no dia 16 de abril, no Rio de Janeiro e, posteriormente, à nacional, entre os dias 27 a 30 de maio em Brasília. Quem levará o relatório e defenderá Angra dos Reis nas duas conferências são os delegados, eleitos pela plenária.

Do segmento Poder Público e Agentes da Defesa Civil os titulares são: Alexandre Milczanowski Ribeiro e Pryscila de Souza. E os suplentes são: Josiel Machado e João Bosco. Do segmento Sociedade Civil, os titulares são: Jorge Gomes de Oliveira e Lucas da Glória Costa. E o suplente: Waldemar de Oliveira Cruz. Do segmento Comunidade Científica, o titular é André Luiz Gomes. Do segmento Conselhos Profissionais e de Políticas Públicas, o titular é Sérgio Pereira de Souza.

Angra participa de Mostra Nacional de Saúde



A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Saúde, participou da IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica/Saúde da Família, em Brasília, de 12 a 15 de março. O evento visa o intercâmbio de experiências profissionais, para contribuir na reflexão sobre a melhoria nos serviços de contato direto, com o Sistema Único de Saúde (SUS), com a atenção básica. A secretaria participou, apresentando três trabalhos.

O encontro reuniu mais 10 mil profissionais, que se dividiram entre oficinas, mesas redondas, apresentações de experiências, palestras, cursos, práticas interativas e muito mais. A participação da Secretaria de Saúde de Angra no evento foi importante, pois a atenção básica, que hoje está implantada em 100% no município, é a principal porta de entrada do SUS e ponto central para a organização do sistema de saúde e para a promoção da saúde e qualidade de vida.

Segundo o secretário de Saúde, Carlos Vasconcellos, participar da IV Mostra Nacional e Experiências em Atenção Básica/Saúde da Família, engrandece os profissionais do município, que refletem sobre suas vivências ao apresentarem os trabalhos, e também ajuda a identificar oportunidades de captação de recursos para financiar ações de saúde no município.

— Os benefícios para Angra dos Reis foram diversos. Nossos médicos se sentiram valorizados, conhecemos novas possibilidades de recursos, além de verificar que as estratégias adotadas pela gestão estão de acordo com as políticas de saúde implementadas pelo Ministério da Saúde. Também foi importante para nós os novos contatos com instituições de ensino, pesquisa e execução de ações de saúde, nos proporcionando uma boa troca de experiências, para ações futuras — completou o secretário.

Na IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica/Saúde da Família, Angra apresentou três experiências: a vivência enquanto supervisora do Programa de Valorização da Atenção Básica (Provab), do Ministério da Saúde, na alocação de cinco médicos na atenção básica, que em 2013 teve a contribuição de cinco médicos, distribuídos pelas comunidades da Serra Dágua, Frade, Camorim, Pontal, Caieira e Gamboa do Belém, da médica Cristiane Cabral; a apresentação da experiência da utilização das redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas, na troca de informações medicas entre profissionais da atenção básica e especialistas da rede municipal, onde os médicos podem em tempo real tirar dúvidas e emitir pareceres de casos clínicos, dos médicos André Farias e Alexandre Novaes; e a experiência do município no acolhimento de médicos do Provab, inserindo os profissionais nas suas formas de atuação em saúde em Angra, o que contribuiu para que, dos cinco médicos que atuaram pelo Programa em 2013, três permaneçam em Angra após o final de sua participação dentro do Provab, do médico Luiz Felipe Nogueira.

Segundo Carlos Vasconcellos, os profissionais que participaram da mostra obtiveram subsídios para o Projeto Mais Médicos, visto que, até abril, o município receberá mais 13 médicos. A equipe pôde trocar informações com os gestores nacionais do programa e progredir ainda mais na implantação do Mais Médicos, podendo assim, se tornar referência nacional de sucesso dentro dessa ação.

Na mostra, os representantes da Prefeitura de Angra também foram em busca de informações que facilitem e adiantem a implantação da faculdade de medicina, no município, que está em curso e tem previsão de ocorrer em breve.

Estagiários da TurisAngra participam de city tour



Um grupo de nove estagiários da Fundação de Turismo de Angra dos Reis (TurisAngra) participou nesta quinta-feira, 13, de um city tour pelos atrativos históricos e culturais do Centro de Angra dos Reis. Esta foi a primeira etapa do projeto “Corredor Cultural com Visitas Técnicas", que consiste em visitas guiadas aos monumentos históricos do município e aos atrativos dos cinco corredores turísticos da cidade. Durante este projeto, os participantes também conhecerão alguns meios de hospedagem e conversarão com empresários do setor hoteleiro. A visita foi coordenada por José Antônio Rosa, responsável pelo setor de atendimento do Centro de Informações Turísticas da Praia do Anil.

— Quem lida com o turista deve conhecer bem o local em que atua para que possa encantar e informar quem busca nossos atrativos. Temos um produto turístico extremamente rico e que deve ser conhecido e preservado. A orientação da prefeita Conceição Rabha é que nossos jovens conheçam melhor nossa cidade para que possam aprender a respeitar e a amar ainda mais Angra dos Reis — explicou a presidente da TurisAngra, Maria Silvia Rubio.

Atendimento odontológico para pescadores

O consultório odontológico Francisco Paulo de Oliveira, o “Chico Preto”, reaberto em fevereiro do ano passado, vem atendendo os pescadores periodicamente. A iniciativa de reabrir o local foi do secretário de Pesca, Júlio Magno, que julgou de extrema importância a saúde bucal dos profissionais do setor. Só neste ano, o consultório já registra 106 atendimentos, entre adultos e crianças.

Em 2013, foram atendidos 567 pacientes. O atendimento é direcionado preferencialmente ao pescador, armador de pesca, aquicultor, agricultor e seus dependentes, até 18 anos. Para ter direito a este benefício é necessário que o pescador tenha o registro do setor e inscreva os seus dependentes, na sede da secretaria.

O serviço incluiu ações preventivas de saúde bucal, aplicação de flúor, restaurações, extrações dentárias, entre outros procedimentos. O consultório ainda faz escovação profissional, com entrega de kits, com escova e pasta de dentes. Para as crianças, os trabalhos de prevenção são intensificados de maneira lúdica e informativa, para que elas entendam a importância de uma boca saudável.

- A importância do atendimento odontológico não é somente tratar dos problemas bucais, mas também, criar um vínculo com os usuários, para desenvolver o hábito de escovação, com eles, seus familiares e amigos, através da multiplicação da informação – disse a dentista do Estratégia da Saúde da Família (ESF), Mônica Mattos.

Para atendimento especializado, como Raios X, cirurgia buco-maxilo, endodontia (tratamento de cana), dentre outras, os pacientes são encaminhados para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

Para mais informações, a Secretaria de Pesca e Aquicultura funciona na rua Almirante Júlio César de Noronha, 317, São Bento, Telefone 3377-5352.