segunda-feira, 17 de março de 2014

Angra participa de Mostra Nacional de Saúde



A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Saúde, participou da IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica/Saúde da Família, em Brasília, de 12 a 15 de março. O evento visa o intercâmbio de experiências profissionais, para contribuir na reflexão sobre a melhoria nos serviços de contato direto, com o Sistema Único de Saúde (SUS), com a atenção básica. A secretaria participou, apresentando três trabalhos.

O encontro reuniu mais 10 mil profissionais, que se dividiram entre oficinas, mesas redondas, apresentações de experiências, palestras, cursos, práticas interativas e muito mais. A participação da Secretaria de Saúde de Angra no evento foi importante, pois a atenção básica, que hoje está implantada em 100% no município, é a principal porta de entrada do SUS e ponto central para a organização do sistema de saúde e para a promoção da saúde e qualidade de vida.

Segundo o secretário de Saúde, Carlos Vasconcellos, participar da IV Mostra Nacional e Experiências em Atenção Básica/Saúde da Família, engrandece os profissionais do município, que refletem sobre suas vivências ao apresentarem os trabalhos, e também ajuda a identificar oportunidades de captação de recursos para financiar ações de saúde no município.

— Os benefícios para Angra dos Reis foram diversos. Nossos médicos se sentiram valorizados, conhecemos novas possibilidades de recursos, além de verificar que as estratégias adotadas pela gestão estão de acordo com as políticas de saúde implementadas pelo Ministério da Saúde. Também foi importante para nós os novos contatos com instituições de ensino, pesquisa e execução de ações de saúde, nos proporcionando uma boa troca de experiências, para ações futuras — completou o secretário.

Na IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica/Saúde da Família, Angra apresentou três experiências: a vivência enquanto supervisora do Programa de Valorização da Atenção Básica (Provab), do Ministério da Saúde, na alocação de cinco médicos na atenção básica, que em 2013 teve a contribuição de cinco médicos, distribuídos pelas comunidades da Serra Dágua, Frade, Camorim, Pontal, Caieira e Gamboa do Belém, da médica Cristiane Cabral; a apresentação da experiência da utilização das redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas, na troca de informações medicas entre profissionais da atenção básica e especialistas da rede municipal, onde os médicos podem em tempo real tirar dúvidas e emitir pareceres de casos clínicos, dos médicos André Farias e Alexandre Novaes; e a experiência do município no acolhimento de médicos do Provab, inserindo os profissionais nas suas formas de atuação em saúde em Angra, o que contribuiu para que, dos cinco médicos que atuaram pelo Programa em 2013, três permaneçam em Angra após o final de sua participação dentro do Provab, do médico Luiz Felipe Nogueira.

Segundo Carlos Vasconcellos, os profissionais que participaram da mostra obtiveram subsídios para o Projeto Mais Médicos, visto que, até abril, o município receberá mais 13 médicos. A equipe pôde trocar informações com os gestores nacionais do programa e progredir ainda mais na implantação do Mais Médicos, podendo assim, se tornar referência nacional de sucesso dentro dessa ação.

Na mostra, os representantes da Prefeitura de Angra também foram em busca de informações que facilitem e adiantem a implantação da faculdade de medicina, no município, que está em curso e tem previsão de ocorrer em breve.