segunda-feira, 17 de março de 2014

Atendimento odontológico para pescadores

O consultório odontológico Francisco Paulo de Oliveira, o “Chico Preto”, reaberto em fevereiro do ano passado, vem atendendo os pescadores periodicamente. A iniciativa de reabrir o local foi do secretário de Pesca, Júlio Magno, que julgou de extrema importância a saúde bucal dos profissionais do setor. Só neste ano, o consultório já registra 106 atendimentos, entre adultos e crianças.

Em 2013, foram atendidos 567 pacientes. O atendimento é direcionado preferencialmente ao pescador, armador de pesca, aquicultor, agricultor e seus dependentes, até 18 anos. Para ter direito a este benefício é necessário que o pescador tenha o registro do setor e inscreva os seus dependentes, na sede da secretaria.

O serviço incluiu ações preventivas de saúde bucal, aplicação de flúor, restaurações, extrações dentárias, entre outros procedimentos. O consultório ainda faz escovação profissional, com entrega de kits, com escova e pasta de dentes. Para as crianças, os trabalhos de prevenção são intensificados de maneira lúdica e informativa, para que elas entendam a importância de uma boca saudável.

- A importância do atendimento odontológico não é somente tratar dos problemas bucais, mas também, criar um vínculo com os usuários, para desenvolver o hábito de escovação, com eles, seus familiares e amigos, através da multiplicação da informação – disse a dentista do Estratégia da Saúde da Família (ESF), Mônica Mattos.

Para atendimento especializado, como Raios X, cirurgia buco-maxilo, endodontia (tratamento de cana), dentre outras, os pacientes são encaminhados para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

Para mais informações, a Secretaria de Pesca e Aquicultura funciona na rua Almirante Júlio César de Noronha, 317, São Bento, Telefone 3377-5352.