sexta-feira, 18 de março de 2011

Comissão presidida por Leandro discute os constantes alagamentos no Parque Mambucaba

Foto: Fábio Martins



Na manhã desta quinta-feira, 17, a Comissão de Finanças, Orçamento, Saneamento, Habitação, Obras e Serviços Públicos e dos Direitos do Trabalhador e do Consumidor, composta pelos vereadores, Leandro Silva (presidente), Parente, (vice-presidente) e Dr. Ilson Peixoto (membro), se reuniu com moradores do Parque Mambucaba e com representantes do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e da Secretaria de Meio Ambiente. O encontro aconteceu na sala de reuniões da Câmara Municipal de Angra e teve como pauta, os constantes alagamentos no bairro

A princípio, Cássio Veloso, subsecretário de Desenvolvimento Urbano da prefeitura, deu uma notícia nada animadora: “Nenhuma obra será feita no Parque Mambucaba até que um estudo hidrográfico seja realizado”, informou

A moradora, Dona Ester, que reside no bairro há muito tempo, ressaltou que o que os moradores querem são atitudes que posam de fato, resolver os problemas daquela população.

- O que está sendo feito é uma brincadeira com vidas. O nosso problema já deveria ter sido resolvido há 28 anos. Não queremos conversa. Nós queremos ver a atitude da Prefeitura, disse indignada..

Cássio, por sua vez, Informou que, infelizmente, existem alguns processos burocráticos pelos quais não pode “passar por cima”.

Marcelo, representante da Associação Comercial do Parque Mambucaba, salientou que as explicações do executivo não convencem mais.

- Não estamos falando de uma enchente. Já foram várias até agora. Nós, comerciantes e a população em geral, estamos sofremos muito e tendo prejuízos. Precisamos sair do discurso e irmos para prática - argumentou.

O representante do INEA, Júlio Avelar, informou que há estudos prontos sobre os Rios Mambucaba e Perequê, mas não há nenhum projeto específico.

- Quando o projeto está completo, o processo é rápido, como no caso do Morro do Tatu, liberado em apenas 15 dias -, disse Júlio.

A Comissão de Finanças, Orçamento, Saneamento, Habitação, Obras e Serviços Públicos e dos Direitos do Trabalhador e do Consumidor, da Câmara de Angra disse que as portas da Câmara estão abertas a estas discussões e que também pretende “ver” estes problemas resolvidos o mais rápido possível e informou que os constantes alagamentos no Parque Mambucaba voltarão à pauta nos próximos dias.

Srª Sueli Mangueira Lopes é homenageada por Leandro na Sessão Alusiva ao Dia da Mulher

Foto: Anderson Pires

A Srª Sueli Mangueira Lopes recebendo seu diploma das mãos de Leandro Silva

A Câmara Municipal de Angra dos Reis realizou na ultima terça-feira, 15, a Sessão Solene alusiva ao Dia Internacional da Mulher. O evento foi na sede social do Iate Clube Aquidabã, na Praia do Anil e contou com uma palestra da professora e ex-ministra da secretaria especial de Mulheres, Nilcéia Freire, que abordou as conquistas da mulher brasileira nos últimos 30 anos. A sessão solene faz parte da programação especial do Mês da Mulher, coordenada pela Comissão Permanente de Defesa dos Direitos da Mulher da Casa.

Na ocasião, algumas mulheres que têm trabalho de destaque na sociedade angrense receberão a medalha de mérito Benedita Maria da Guia Jorge. A medalha foi criada em 1999 e leva o nome da primeira vereadora de Angra dos Reis, eleita em 1951 e que exerceu mandato por quatro legislaturas. Cada vereador pôde conceder uma medalha.

A homenageada pelo vereador Leandro Silva (PR) foi a Srª Sueli Mangueira Lopes Pinto com o seguinte histórico:

Sueli Mangueira nasceu em 1962 na Bahia. Foi criada em Carapicuíba (SP) e veio para Angra em 1981, quando converteu-se ao Evangelho na Igreja Assembléia de Deus - ministério de Provetá através do saudoso pastor Manoel Clementino Gonçalves. Chamada de imediato para o Ministério de liderança com a juventude foi em seguida transferida para a Igreja do Balneário, também na direção da juventude.

Hoje está na mesma função, agora na Igreja Ministério ‘o senhor Jesus Cristo é o mesmo’, na direção do pastor Novaes. Desde 1998 também trabalha como comunicadora de rádio.
Trabalhou na Prefeitura de Angra como auxiliar de laboratório no PAM. Tem dois filhos e dois netos criado com muito amor e carinho por uma mãe e uma avó dedicada.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Leandro Silva apresenta na Câmara, Projeto de Lei anti-bullying

Anderson Pires / Arquivo


Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão.

Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.

Além de um possível isolamento ou queda do rendimento escolar, crianças e adolescentes que passam por humilhações racistas, difamatórias ou separatistas podem apresentar doenças psicossomáticas e sofrer de algum tipo de trauma que influencie traços da personalidade. Em alguns casos extremos, o bullying chega a afetar o estado emocional do jovem de tal maneira que ele opte por soluções trágicas, como o suicídio.

Pensando nisto, o vereador Leandro Silva (PR), apresentou na Câmara Angrense, o Projeto de Lei 006/2011, que dispõe sobre a política anti-bullying nas instituições de ensino públicas e privadas do Município.

A intenção é eliminar toda e qualquer ação que possa caracterizar o bullying e ainda, capacitar os docentes e as equipes pedagógicas para o diagnóstico do bullying e para o desenvolvimento de abordagens específicas de caráter preventivo.

O Projeto prevê também, orientar as vítimas e seus familiares, oferecendo-lhes os necessários apoios técnico e psicológico, de modo a garantir a recuperação da autoestima das vítimas e a minimização dos eventuais prejuízos em seu desenvolvimento escolar.

A PL 006/2011 aguarda, agora, análise da Comissão de Justiça da Câmara para então, subir ao Plenário para apreciação e votação dos demais parlamentares.

Deputado Federal Marcelo Matos quer restringir publicidade em produtos infantis


Com o objetivo de preservar o público infantil, o deputado federal Marcelo Matos (PDT-RJ) apresentou nesta terça-feira, dia 15 de março, na Câmara dos Deputados, um projeto de lei (PL 702/2011) que altera a Lei Nº 8.069, de 13 de julho de 1990, restringindo a veiculação de propaganda de produtos infantis.
Pelo projeto, ficaria “proibida” a veiculação de propaganda direcionada especificamente para o público infantil nos canais de televisão aberta e por assinatura das 7h até às 22h.
Segundo o parlamentar, nas últimas décadas a televisão aberta consolidou-se como o principal veículo de comunicação de massa no país. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 95% dos domicílios brasileiros possuem televisor. Paralelamente, o mercado de TV por assinatura vem experimentando um período de vertiginosa expansão, tendo alcançado a expressiva marca dos 9,9 milhões de assinantes em janeiro de 2011.
Essa crescente popularização dos serviços de televisão foi acompanhada, na opinião do deputado, pelo contínuo aperfeiçoamento das técnicas publicitárias de persuasão do telespectador, para induzi-lo a adquirir bens e serviços anunciados. “Embora o progresso do mercado televisivo tenha contribuído para o desenvolvimento de uma das indústrias publicitárias mais criativas do mundo, a veiculação indiscriminada de anúncios comerciais tem causado sérios problemas para a sociedade brasileira.
Na esfera da publicidade direcionada especificamente para crianças, temos observado a proliferação de denúncias apresentadas por pais e órgãos de defesa do consumidor contra propagandas que exploram a credulidade infantil mediante o emprego de imperativos – ainda que velados – de indução ao consumo desmedido”, declara o parlamentar. Matos lembra que, em determinadas circunstâncias, essa situação pode gerar graves conflitos familiares:
“Aproveitando-se da crescente influência das crianças sobre as decisões de consumo das famílias,
muitas agências de publicidade focam o público infantil como principal alvo de suas campanhas, causando uma incômoda situação de coação moral sobre os pais, que se vêem pressionados a comprar produtos considerados desnecessários.
Mais crítico ainda é o caso das propagandas de alimentos com alto teor de açúcar e gordura, que inegavelmente contribuem para a elevação dos índices de obesidade precoce no Brasil”, declara o parlamentar.
Na justificativa do projeto, o deputado explica que, para enfrentar essa questão, diversos países do mundo adotaram medidas restritivas de veiculação de publicidade para crianças e adolescentes. Na Suécia, a legislação proíbe a exibição de propagandas antes ou depois de programas destinados a crianças com idade inferior a 12 anos.
Além disso, é proibido o desenvolvimento de peças publicitárias para a televisão com o objetivo de atrair a atenção de crianças na mesma faixa etária. Na Áustria, há vedação ao encaixe de inserções publicitárias em programas infantis nos canais de TV por assinatura, mesmo aquelas não direcionadas para crianças.
Em Portugal, por sua vez, não é admitida a inserção de intervalos comerciais em programas infantis com duração inferior a 30 minutos. Na Grécia, há vedação à propaganda de brinquedos entre as 7 e as 22 horas. Já na região flamenga da Bélgica, não pode haver veiculação de anúncios no período compreendido entre cinco minutos antes do início de um programa destinado a crianças e cinco minutos após o seu término.
Na província de Quebec, no Canadá, não se admite publicidade destinada a pessoas com menos de 13 anos.
O objetivo do deputado é que, a partir dessas inúmeras experiências internacionais de restrições legais à exibição de anúncios direcionados para as crianças, seja possível desenvolver legislação semelhante no Brasil: “Em nosso País, embora haja um sistema de autorregulamentação publicitária que prevê limites à propaganda infantil, o mercado ainda não está suficientemente maduro para que possamos abrir mão de uma legislação mais restritiva em relação à matéria.
Somente a ação do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) não tem sido suficientemente efetiva para evitar os abusos praticados pelos anunciantes”, diz o deputado.
O projeto altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), vedando a veiculação de propagandas destinadas especificamente para as crianças no período das 7 às 22 horas. Propõe, também, que a medida alcance não apenas os canais de TV aberta, mas também os serviços de televisão por assinatura.

Vereador Leandro Silva fará reunião geral de prestação de contas de seu mandato

Arquivo

O vereador Leandro Silva (PR), que periodicamente faz reuniões de prestação de contas de seu mandato, realizará mais um encontro na próxima segunda-feira, 21. O parlamentar já se reuniu diversas vezes nas comunidades com o mesmo intuito, ou seja, falar sobre seus trabalhos na Casa Legislativa de Angra.

A reunião desta segunda-feira acontecerá na Pousada Estrela do Mar, próximo ao campo da Porteira, na Japuíba, ás 19h e é aberta a toda a população.

- Desde que tomei posse, em 2009, esta é uma preocupação minha, mostrar ao eleitor o que tenho feito ao longo do meu mandato. Até agora, já são diversos projetos de lei, alguns deles já sancionados pelo Prefeito, indicações de obras e ofícios, além da fiscalização da aplicação do dinheiro público – afirmou o vereador que é presidente e membro de várias comissões e eleito 1º Secretário da nova Mesa Diretora.


terça-feira, 15 de março de 2011

15 de Março, Dia Mundial do Consumidor

Arte: Fábio Martins / Clique na imagem para ampliá-la

Leandro Silva se reúne com gerentes de bancos para saber se suas leis estão sendo cumpridas

Foto: Fábio Martins

Leandro e representantes de agências bancárias do município

Neste Dia Mundial do Consumidor (15), gerentes de agências bancárias de Angra dos Reis compareceram á Câmara Municipal para uma reunião com o vereador Leandro Silva.

O parlamentar é autor das leis 2.248 e 2.252/09 que obriga os bancos do município a disponibilizar senhas eletrônicas, bebedouros, assentos e sanitários aos usuários e convocou a reunião para saber se estas determinações estão sendo cumpridas.

Estiveram presentes, os representantes dos bancos, Itau, HSBC, Caixa Econômica Federal e do Brasil. Estes, responderam que todas as exigências previstas nas leis, estão sendo respeitadas e os que ainda não se adequaram na íntegra, não o fizeram por falta de espaço físico (no caso das agências que ainda não possuem números suficientes de assentos).

Durante o encontro, Leandro levantou uma questão que incomoda a maioria dos clientes bancários; o tempo limite para atendimento. Os representantes das agencias disseram que quanto a isto, estão dentro de uma média considerável que é de 20 minutos em dias normais (sem grandes movimentos) e 30 minutos para dias de “pico” (pagamentos de instituições e benefícios)

O vereador Leandro Silva avaliou a reunião como “satisfatória” pois, pôde observar o interesse dos gerentes em cumprir as determinações.

- As leis são feitas para serem cumpridas e no caso dos bancos quem ganha são os clientes, mas é preciso que os usuários fiscalizem e denunciem as irregularidades para fazer valer os seus direitos – afirmou o parlamentar.

Vale ressaltar que, as agências que não se adequarem às exigências poderão ser penalizadas, com multas de até R$ 6 mil.

Para se informar sobre a íntegra das duas leis, os usuários das agências bancárias podem ligar para o nº (24) 3365-5190 de segunda à sexta, das 9h às 16h.

Palestra, brindes e brincadeiras no evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

Fotos: Fábio Martins
Kedyane Silva, o vereador Leandro Silva e D. Enaura, a mais antiga moradora presente.

"A mulher tem o poder de mudar o mundo", disse Leandro

Dr. Carlos Eduardo palestrou sobre a lei do divórcio e pensão alimentícia

O núcleo feminino, “Mulheres que Fazem a Diferença”, do mandato do vereador Leandro Silva promoveu na noite desta segunda-feira, 14, um evento em comemoração ao Dia Internacional de Mulher. A festa aconteceu na sede da Associação de Moradores da Japuíba (AMJA), situada na Rua Benedito Soares.

O local ficou lotado de mulheres de vários locais da Grande Japuíba. Quem levou crianças, não precisou se preocupar, pois uma equipe se encarregou da recreação, com brincadeiras e distribuição de algodão doce.

As mamães assistiram atentamente a uma palestra proferida pelo advogado, Dr. Carlos Eduardo, que falou sobre a “lei do divórcio” e pensão alimentícia. As mulheres puderam fazer perguntas que foram prontamente respondidas pelo palestrante, esclarecendo assim, diversas dúvidas.

O vereador Leandro Silva esteve presente e falou sobre a importância da mulher na vida de todos: “Atrás de um grande homem, existe sempre uma grande mulher. Este ser tão importante na nossa vida tem o poder de mudar o mundo”, afirmou.

O evento contou ainda, com a presença da presidente da AMJA, Elis Regina, da vice, Abigail e da coordenadora do núcleo Mulheres que Fazem a Diferença, Kedyane Silva.

Diversas brincadeiras foram realizadas e vários prêmios sorteados. Um brinde foi dado para a moradora mais antiga da redondeza, Dona Enaura, que reside com sua família na Japuíba há 28 anos.

Ao final da festa, as mulheres saborearam um delicioso cachorro quente, bolo e refrigerante. Cada uma levou para casa, rosas e um certificado de participação.

-Este evento é apenas uma singela homenagem a todas as mulheres, que sem dúvidas merecem todo o reconhecimento, por serem, esposas, filhas e mães tão dedicadas. – avaliou a coordenadora, Kedyane Silva.

Leandro participa da tradicional caminhada das flores

Foto: Anderson Pires

Kedyane Silva e funcionárias de uma loja no Centro

Dr. José Antônio, vereador Leandro Silva, sua esposa, Kedyane Silva e mulheres contempladas com rosas


Marcando o início da programação do Mês da Mulher, foi realizada na manhã do último sábado, 12, a tradicional Caminhada das Flores pelas ruas do Centro.

O vereadores Leandro Silva (PR), Vilma dos Santos (PRB), Lia, Cordeiro (PT) e Dr. José Antônio (PCdoB) distribuíram centenas de rosas para as mulheres.

A esposa do vereador Leandro Silva, Kedyane Silva, fez questão de estar presente e cumprimentar as mulheres por onde passava. Ela coordena o núcleo feminino do mandato, intitulado "Mulheres que Fazem a Diferença"

Os parlamentares percorreram diversas ruas e adentraram nos comércios onde foram muito bem recebidos.

A caminhada foi promovida pela Comissão dos Direitos das Mulheres da Câmara Municipal de Angra dos Reis

segunda-feira, 14 de março de 2011

Mais de 3 mil pessoas no 6º Congresso de jovens das Assembléias de Deus do Areal


Evento reuniu jovens de várias localidades

O bairro Areal foi tomado por jovens no final de semana passado. É que a Igreja Assembléia de Deus Ministério Areal realizou a 6ª edição do Congresso da UJAMAR (União de Jovens das Assembléias de Deus do Areal em Angra dos Reis). Mais de 3 mil pessoas passaram pela festa nos quatro dias de organização. Caravanas de mocidades de diversos estados como Espírito Santo e Minas Gerais também participaram, além de um coral com mais de 200 vozes da própria igreja.

Parte da programação foi realizada na sede do campo e os dois últimos dias finais foram realizados em um amplo galpão onde antes funcionava um distribuidora de bebidas.

Segundo o Evangelista Jaziel Machado, coordenador geral da UJADMAR “o evento superou todas as expectativas da direção do congresso”. Ele afirmou que mesmo tendo sido preparado em cima da data, a participação da comunidade evangélica de Angra foi satisfatória:
- O congresso teve três meses de organização. Foi tudo rápido, mas Deus não deixou faltar nada - afirmou Zeinha, como é chamado entre os jovens.

Outro que também comemorou, foi o presidente do Ministério, Pr. Eli Pimenta: Para ele, “a UJADMAR é um dos grandes orgulhos do ministério” e afirmou ter ficado feliz em ver centenas de jovens adorando a Deus em um evento tão bonito.

Como prova de que o congresso foi um sucesso, a direção do campo reconduziu os mesmos coordenadores para mais dois anos de mandato à frente da UJADMAR. O Pr. Eli Pimenta está confiante e convicto que a próxima edição, em 2013 será ainda “mais abençoada”