Anderson Pires / Arquivo
Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão.
Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.
Além de um possível isolamento ou queda do rendimento escolar, crianças e adolescentes que passam por humilhações racistas, difamatórias ou separatistas podem apresentar doenças psicossomáticas e sofrer de algum tipo de trauma que influencie traços da personalidade. Em alguns casos extremos, o bullying chega a afetar o estado emocional do jovem de tal maneira que ele opte por soluções trágicas, como o suicídio.
Pensando nisto, o vereador Leandro Silva (PR), apresentou na Câmara Angrense, o Projeto de Lei 006/2011, que dispõe sobre a política anti-bullying nas instituições de ensino públicas e privadas do Município.
A intenção é eliminar toda e qualquer ação que possa caracterizar o bullying e ainda, capacitar os docentes e as equipes pedagógicas para o diagnóstico do bullying e para o desenvolvimento de abordagens específicas de caráter preventivo.
O Projeto prevê também, orientar as vítimas e seus familiares, oferecendo-lhes os necessários apoios técnico e psicológico, de modo a garantir a recuperação da autoestima das vítimas e a minimização dos eventuais prejuízos em seu desenvolvimento escolar.
A PL 006/2011 aguarda, agora, análise da Comissão de Justiça da Câmara para então, subir ao Plenário para apreciação e votação dos demais parlamentares.