quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Escala de plantões nas unidades de Saúde na Internet

Para ordenar melhor o atendimento em Saúde e dar aos cidadãos o poder para fiscalizar o funcionamento das unidades de Saúde de pronto atendimento, a Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da secretaria de Saúde, colocou no ar nesta quarta-feira, 30, o sistema online de consulta aos plantões das sete unidades de pronto atendimento da cidade. Pelo sistema, disponibilizado no próprio site da Prefeitura de Angra (angra.rj.gov.br), o cidadão poderá saber em que locais haverá médicos plantonistas e quais serão estes profissionais.

De acordo com o secretário de Saúde, Dr. Carlos Vasconcellos, o serviço confere ao cidadão, além das opções de atendimento, informações que podem evitar desencontros e desorientação na hora de procurar os serviços de emergência.

— Temos sete unidades de pronto atendimento, no continente e na Ilha Grande, e os plantões são sempre um desafio. Agora a população saberá exatamente que unidade de emergência procurar — explicou Carlos.

O serviço de atendimento em pediatria continua sendo o maior problema. Não há profissionais para atender a todas as unidades, por isso, no Centro da cidade e Grande Japuíba, o atendimento continuará centralizado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Japuíba. No ano passado, lembra o dr. Carlos, apesar de aberto processo de seleção para a contratação de médicos pediatras, não apareceram profissionais interessados em número suficiente.

O serviço de consulta aos plantões pode ser acessado no site angra.rj.gov.br, na janela 'Escala de plantonistas'. Seis unidades estão com seu plantões detalhados: os Pronto Atendimentos do Frade, Parque Mambucaba, Jacuecanga e Abraão (Ilha Grande), a Policlínica da Cidade (Centro) e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA/Japuíba). A Emergência do Hospital Geral da Japuíba (novo Pronto Socorro) em breve também vai detalhar o nome dos profissionais plantonistas. Os plantões começam sempre às 18h de um dia e são encerrados às 18h do dia posterior.

Mais informações acesse o link
http://www.angra.rj.gov.br/secretaria_fusar_agenda_plantao.asp?IndexSigla=FUSAR&vNomeLink=Agenda%20de%20Plant%E3o%20M%E9dico%20nas%20Unidades%20de%20Sa%FAde#.UupjNT1dWE0