quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Hemonúcleo necessita de doações



O Hemonúcleo de Angra dos Reis, também responsável pelo fornecimento de sangue às cidades de Mangaratiba, Paraty e Rio Claro, está necessitando de doações para que seu estoque se mantenha normalizado.

- O hemonúcleo precisa sempre de doações e as empresas da região têm tido esta consciência e estão disponibilizando ônibus para que seus funcionários façam a doação. O número ideal de doadores diários seria 20, porém, neste momento, a média tem sido de 13 doações. Desde o ano passado estamos implementando campanhas em toda a região, que têm como objetivo manter o estoque com um número consideravel de bolsas de sangue – disse Carlos Vasconcellos, secretário municipal de Saúde.

Quem deseja doar sangue precisa ter entre 16 e 67 anos, apresentar documento de identidade com foto e pesar mais de 50kg. Também é necessário que o voluntário não tenha ingerido bebida alcoólica na véspera, não seja portador de doenças crônicas nem de infecção ativa, mantenha repouso mínimo de seis horas na véspera da doação, não esteja em jejum e evite alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação. O voluntário também não deve ter feito tatuagem, piercing ou acupuntura nos últimos 12 meses. A unidade fica localizada na rua Manoel do Rosário, nº 67, Centro, atrás do Pronto-Socorro Municipal, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia e das 13h30 às 16h. O telefone para mais informações é (24) 3377-6133.