quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Início das aulas será na próxima semana



O ano letivo na rede pública de ensino municipal de Angra dos Reis terá início nesta segunda-feira, 3 de fevereiro. De acordo com a secretaria municipal de Educação, Ciência e Tecnologia as escolas estão em ritmo acelerado de preparação e se adequando para receber os alunos novos e egressos da própria rede. Serviços de pintura, reforma de telhados e manutenções diversas nas áreas elétrica e hidráulica também estão sendo realizadas em várias unidades por toda a cidade. A maior parte dos reparos está sendo feita pela própria secretaria de Obras.


Não há mudanças significativas no calendário escolar mas, como o Brasil será sede da Copa do Mundo 2014, houve pequenas alterações. Na primeira fase da Copa, no primeiro jogo do Brasil (12/6), o serviço nas escolas funcionará apenas no turno da manhã. Nos dois jogos seguintes, ainda na primeira fase (17 e 23/6), não haverá aulas. Caso o Brasil avance à segunda fase, os dias letivos serão alterados de acordo com a data dos jogos.

Também em virtude do evento esportivo, a secretaria de Educação alterou também a data das férias do mês de julho. O recesso que sempre acontece na segunda quinzena do mês será antecipado para a primeira quinzena.

O município conta com 75 unidades escolares, incluindo nove creches, três escolas especiais, quatro escolas de horário integral e 56 escolas de ensino regular, além de três unidades conveniadas. Neste ano letivo, cerca de 21.500 alunos estão matriculados na rede municipal de ensino, sendo 2.300 na Educação Infantil, 17.630 no Ensino Fundamental, 1.120 na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e 270 nas escolas especiais.

Diferente do ano passado, quando houve falta de professores logo no início do ano letivo, este ano as escolas começam com o quadro completo. Eventuais trocas ou substituições poderão ser feitas ao longo do ano letivo, mas sem prejudicar os alunos.

- Estamos aguardando com carinho professores e alunos nesse início de ano letivo. Vamos iniciar o ano com o quadro de professores completo, diferente do ano passado que tivemos grande carência desse profissional. É muito importante que a gente fortaleça, cada vez mais, a escola pública e que os pais reconheçam que este é um espaço de aprendizagem e transformação da vida social e pessoal do aluno – afirma Patrícia Dal Col, subsecretária de Educação.

Mais informações sobre a volta às aulas na rede municipal podem ser obtidas na Gerência de Planejamento da secretaria de Educação pelo telefone 3377-1964 ou consultar, na página do portal da PMAR na Internet (www.angra.rj.gov.br), o telefone da unidade de ensino mais próxima de sua residência.