sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

PRF divulga número de acidentes nas estradas durante o carnaval


RIO - A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou nesta quinta-feira um balanço dos acidentes nas estradas federais do Rio. De acordo os dados, ao todo foram registrados 277 acidentes durante os dias de folia. Foram 134 feridos e 5 mortos. A PRF também divulgou os números das operações de Lei Seca nas estradas. Desde o início do carnaval, 4.918 motoristas foram parados e 62 foram autuados. Dez pessoas foram presas nas operações.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Busca de melhorias nos serviços prestados pelos Correios em Angra




Na quinta-feira passada, 7, a prefeita de Angra, Conceição Rabha, e o vice-prefeito Leandro Silva, se reuniram com a direção regional dos Correios, na sede da empresa, no Rio de Janeiro. A prefeita foi solicitar ao diretor regional, Omar de Assis Moreira, que a empresa aumente a abrangência da distribuição de correspondências no município e informou ainda que a cidade pretende desativar a loja dos Correios, que fica no Centro, para revitalizar todo o local, inclusive o largo da Igreja da Lapa.

Conceição explicou ao diretor regional dos Correios que ainda existem alguns bairros de Angra em que os carteiros não entregam as correspondências nas residências e que isso traz um transtorno grande para os moradores.

Omar de Assis Moreira disse que entende os pedidos da prefeita e revelou que ainda no primeiro semestre a agência do Centro será deslocada para uma loja no Balneário. Ele alegou que os Correios atualmente não têm um número suficiente de profissionais para suprir a demanda na entrega das correspondências, mas garantiu que já está buscando soluções para esse problema. Para o diretor regional, parte dessa necessidade será resolvida com a transferência da agência, pois com uma estrutura física maior, o trabalho dos funcionários será facilitado.

O diretor regional dos Correios revelou também que até 2015 mais duas agências dos Correios serão instaladas na cidade: uma na Japuíba e outra no Parque Mambucaba. Todo esse processo será oficializado através de um Termo de Compromisso entre os Correios e a prefeitura, que deve acontecer em um evento marcado para o dia 22 de março, na Casa Laranjeiras.

— Essa reunião com os representantes dos Correios foi importante para definirmos como poderemos melhorar o serviço postal para o morador de Angra dos Reis. A prefeitura tem obrigações também e nosso objetivo é implantar a distribuição de correspondências em pontos que ainda não recebem esse serviço. Estou buscando o desenvolvimento para a minha cidade e melhorar o serviço postal faz parte deste esforço — concluiu Conceição.

Fonte: PMAR

Quarta Gospel fechou com sucesso o feriadão



Depois de um carnaval em família, com muita diversão e alegria, a prefeitura, realizou o “Quarta-feira Gospel”, no feriado de Quarta-Feira de Cinzas, 13.

A ideia do evento partiu do vice-prefeito Leandro Silva, que participou ativamente da elaboração do Quarta Gospel. Leandro ressaltou que o objetivo foi ampliar as oportunidades de outros grupos, incentivar cantores locais e trazer grandes nomes da música gospel nacional para a cidade. “Pela primeira vez os evangélicos têm essa abertura no carnaval e isso é saudável para a cidade, os foliões puderam se divertir e louvar.”

As atrações ficaram por conta dos cantores Maycon Black, Ministério Apenas Servos, Dieyne Freitas, Samuel Ribeirão e Banda, Geraldo Guimarães, Giselle Nascimento e Perlla. O público gospel lotou a Júlio Maria, dançou e cantou até 1h. Um dos destaques da noite foi a cantora Perlla, estreando no mundo gospel. Ela lançou o seu primeiro CD em Angra dos Reis. Turistas e moradores tiveram a oportunidade de conhecer o seu trabalho em primeira mão, pois o seu lançamento nacional será dia 2 de março.
Após os shows ônibus de linha com horários alternativos foram disponibilizados para a população presente.

O Carnaval 2013 foi “Prapular” e teve um saldo positivo, resgatando a tradição da folia de rua e shows no Centro da cidade, como era antigamente; tendas alternativas e atrações para todos os gostos e crenças agradaram todo tipo de público.

Fonte: PMAR

Meio Ambiente flagra descarte irregular de lixo



A prefeitura realizou na tarde de ontem, 13, uma ação conjunta com o Inea (Instituto Estadual do Ambiente) e a Polícia Militar, para coibir e autuar infratores que estavam descartando lixo em APP (Área de Preservação Permanente), na Gamboa. Participaram da operação o subsecretário de Meio Ambiente, Ivan Marcelo Neves, o gerente conservação e pesquisas ambientais da prefeitura, Paulo Carvalho, o superintendente do Inea da região, Julio Avelar, agentes do Inea e policiais Militares.

A área usada para o descarte ilegal de lixo era isolada, uma estrada de terra ligando o bairro do Belém à Gamboa; todo tipo de resíduo foi encontrado no local, até documentos, que vão ajudar na localização dos infratores. A ação resultou na apreensão de um caminhão de lixo, com uma carga de aproximadamente cinco mil embalagens de leite, que seriam jogadas irregularmente nas margens do manguezal. A empresa, de distribuição de cereais, será autuada e terá que recolher todo o resíduo jogado por ela e descartá-lo em local apropriado, no aterro da prefeitura, no Ariró.

O superintendente do Inea, Júlio Avelar ressaltou que este tipo de descarte vem acontecendo com frequência no município. “O que está ocorrendo é que só o transporte está sendo pago ou até mesmo o repasse da taxa de descarte não está sendo usado para o correto fim, virando lucro para os transportadores, que por sua vez, jogam o resíduo em qualquer lugar.” Júlio ainda alertou que se for encontrado ou flagrado o descarte de lixo em lugar inapropriado, mesmo que a pessoa tenha pagado a taxa, ela será autuada e multada.

A Secretaria de Meio Ambiente irá monitorar não só esse local, como outros possíveis “bota fora” no município. O subsecretário da pasta contabilizou os danos e já está mobilizando uma equipe para a Gamboa. O trabalho de limpeza será feito em aproximadamente um mês. “Encontramos vários pontos de lixo ao longo dessa estrada, às margens de um manguezal, vamos monitorar esse descarte ilegal e multar os responsáveis”, completou Ivan.

Fonte: PMAR

Campanha DST AIDS no Carnaval



Os foliões que aproveitaram os dias de festa em Angra dos Reis tiveram, além de muita diversão, também muita informação. Foi a campanha “Se rolar, use camisinha”, feita pela equipe do Programa de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e AIDS da Secretaria Municipal de Saúde. O público participou intensamente do evento, muitas vezes abordando os agentes comunitários de saúde e outros profissionais que atuaram em todos os dias do Carnaval.

“Percebemos que as pessoas estavam muito receptivas e conseguimos atingir todas as faixas etárias dos adultos”, afirmou a coordenadora do Programa DST AIDS, Juliana Costa. Segundo o levantamento da equipe, foram distribuídos pouco mais de 135 mil preservativos durante todo o Carnaval. Foram 33 profissionais da Secretaria de Saúde que trabalharam na campanha.

O lançamento foi feito na noite do dia 7, antes do desfile do Bloco Nega Maluca. A concentração ocorreu na Praça Chefe Cotta, próxima à Defesa Civil de Angra, no bairro São Bento. Na ocasião, o secretário de Saúde, Dr. Carlos Vasconcellos, participou do evento que contou também com a exibição de um vídeo informativo do Ministério da Saúde. O encerramento da campanha “Se rolar, use camisinha” aconteceu já na madrugada da quarta-feira, dia 13, depois do desfile do Bloco Quarta Sem Lei nas ruas do Centro.

Praia do Aventureiro, em Angra, tem número recorde de visitantes



Em todos os dias do Carnaval, cresceu a busca pela autorização para passar o feriado na Praia do Aventureiro, localizada na Reserva Biológica Estadual da Praia do Sul, na Ilha Grande. Centenas de pessoas fizeram contato com a Fundação de Turismo de Angra (TurisAngra), querendo informações sobre as regras que já vigoram numa das praias mais reservadas da Ilha Grande.

Um termo de compromisso firmado entre Ministério Público Estadual, Procuradoria Geral do Estado do Rio, a antiga Feema, prefeitura de Angra e a Associação de Moradores da Praia do Aventureiro limita o número de visitantes à Praia do Aventureiro em 560 pessoas, que podem se hospedar em um dos 18 campings legalizados do local. E neste carnaval, segundo a prefeitura, o número foi esgotado.

O controle de acesso é feito com uma pulseira distribuída pela TurisAngra no Centro de Informações Turísticas da cidade, por ordem de chegada e somente no dia do embarque.

O presidente da TurisAngra, Kaká Gibrail, destaca que um dos desafios da nova gestão é dar mais conforto ao turista que busca a cidade.

- O sistema de controle de acesso ao Aventureiro, que herdamos do governo anterior, é muito precário. Já iniciamos os estudos de viabilidade para que, em breve, o visitante possa fazer sua reserva via internet e com antecedência. Nosso objetivo é acabar com a fila no CIT e com a possibilidade de o turista sem autorização ser obrigado a voltar para casa, caso chegue sem o voucher no cais da Praia do Aventureiro - explicou Kaká.

Segundo a Fundação, já há reservas para todo o restante desta semana. A TurisAngra dá ao turista na retirada do voucher uma importante recomendação: procurar sempre embarcações autorizadas a navegar em mar aberto pela Capitania dos Portos, pois não existe linha náutica regular para o local.



Fonte: Diário do Vale

PRF divulga balanço oficial da Operação Carnaval 2013 nesta quinta


A Polícia Rodoviária Federal de Pernambuco (PRF) divulgará, nesta quinta-feira (14), os números oficiais do balanço da Operação Carnaval 2013 nas estradas federais que cortam o estado.

A operação teve início à zero hora da sexta-feira (8) e foi até a meia-noite desta quarta (13) e contou com mais de dez mil agentes. Cerca de 1,2 mil bafômetros foram utilizados para verificar se algum motorista está alcoolizado.

Ações da Saúde na Praia do Aventureiro



A Secretaria Municipal de Saúde continua durante o Carnaval com as ações preventivas em relação à dengue e a leptospirose. Na sexta-feira, dia 8, a equipe da Diretoria de Vigilância Ambiental esteve durante toda a manhã na Praia do Aventureiro, na ilha Grande, para realizar o trabalho de conscientização dos moradores, encontrar e remover focos do Aedes aegypti, que é o mosquito transmissor da dengue, e combater a leptospirose, uma doença transmitida pela urina do rato.

— Estamos com equipes intensificando a prevenção e o combate à dengue e outras doenças nesse período de carnaval. Esse trabalho durante o feriado vai acontecer todos os dias até a terça-feira ¬— disse o diretor de Vigilância Ambiental, Carlos Bastos. Além dele, a superintendente de Vigilância em Saúde, Sirlei Carini, também acompanhou os funcionários da secretaria.

Inicialmente os agentes de combate a endemias e os de controle de vetores visitaram os imóveis, conversando com moradores e ressaltando a importância de adotar medidas simples, mas eficientes, para evitar a dengue e a leptospirose. O principal é não deixar recipientes como vasos, garrafas e latas acumularem água, pois o mosquito deposita nesses locais os ovos que, depois de um período, eclodem fazendo surgir as larvas já contaminadas.

Paralelamente às visitas, outros agentes aplicaram substância para matar os ratos, que geralmente surgem atraídos pelo lixo descartado de forma errada. Restos de alimentos e sacos de lixo não fechados atraem os ratos. É da urina deles, depois das chuvas, que misturada à água e pode contaminar uma pessoa facilmente. No caso da leptospirose, a principal medida de prevenção é nunca entrar em contato com a água acumulada depois das chuvas.

Fonte: PMAR

Defesa Civil recupera primeira lancha


A Secretaria Especial de Defesa Civil e Trânsito colocou a lancha Semdec 4 à disposição da população na tarde deste sábado, dia 9. A nova gestão assumiu a secretaria com as cinco lanchas inoperantes. Ao saber dessa deficiência, a prefeita Conceição Rabha imediatamente levantou recurso para consertar essa embarcação, que estava com problemas mecânicos.

A Semdec 4 já foi utilizada pela equipe de plantão da Defesa Civil hoje pela manhã, ao resgatar uma gestante de 26 anos no Provetá. Outras duas embarcações da secretaria serão restauradas pelo estaleiro BrasFels, que apadrinhou as Semdec 1 e 2.

— Contamos com o apoio de iniciativa privada para o resgate da nossa frota náutica, que estava sucateada. Estamos seguindo o exemplo da nossa prefeita, investido na parceria público-privada para prestarmos um serviço de qualidade à população — frisou o secretario Marco Oliveira.

No momento, a empresa está avaliando o custo da reforma das duas lanchas. Em seguida, as duas embarcações vão para o estaleiro para que o BrasFels faça os reparos necessários.

Já no primeiro dia da volta da SEDEC 4, a prefeita Conceição Rabha e uma comitiva foram ao Abraão na embarcação. Para o Carnaval, além da lancha da Defesa Civil, a população que mora nas praias da Ilha Grande podem contar também com o apoio de outras duas lanchas, uma alugada pela Fusar e outra pela TurisAngra, que também estão disponíveis para resgates, caso necessário.

A equipe da Defesa Civil também aumentou em 50% o seu efetivo no plantão durante os dias de folia e conta ainda com o monitoramento eletrônico por meio de câmeras. Os telefones da Defesa Civil são 33777991, 33654588 ou 199.

Fonte: PMAR