quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Ações da Saúde na Praia do Aventureiro



A Secretaria Municipal de Saúde continua durante o Carnaval com as ações preventivas em relação à dengue e a leptospirose. Na sexta-feira, dia 8, a equipe da Diretoria de Vigilância Ambiental esteve durante toda a manhã na Praia do Aventureiro, na ilha Grande, para realizar o trabalho de conscientização dos moradores, encontrar e remover focos do Aedes aegypti, que é o mosquito transmissor da dengue, e combater a leptospirose, uma doença transmitida pela urina do rato.

— Estamos com equipes intensificando a prevenção e o combate à dengue e outras doenças nesse período de carnaval. Esse trabalho durante o feriado vai acontecer todos os dias até a terça-feira ¬— disse o diretor de Vigilância Ambiental, Carlos Bastos. Além dele, a superintendente de Vigilância em Saúde, Sirlei Carini, também acompanhou os funcionários da secretaria.

Inicialmente os agentes de combate a endemias e os de controle de vetores visitaram os imóveis, conversando com moradores e ressaltando a importância de adotar medidas simples, mas eficientes, para evitar a dengue e a leptospirose. O principal é não deixar recipientes como vasos, garrafas e latas acumularem água, pois o mosquito deposita nesses locais os ovos que, depois de um período, eclodem fazendo surgir as larvas já contaminadas.

Paralelamente às visitas, outros agentes aplicaram substância para matar os ratos, que geralmente surgem atraídos pelo lixo descartado de forma errada. Restos de alimentos e sacos de lixo não fechados atraem os ratos. É da urina deles, depois das chuvas, que misturada à água e pode contaminar uma pessoa facilmente. No caso da leptospirose, a principal medida de prevenção é nunca entrar em contato com a água acumulada depois das chuvas.

Fonte: PMAR