sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Prefeita e vice querem melhorias dos serviços prestados pela Ampla


A prefeita Conceição Rabha e seu vice, Leandro Silva se reuniram nesta quarta-feira, 9, com representantes da distribuidora de energia Ampla S.A. no Salão Nobre da prefeitura. Vereadores também participaram do encontro, convocado pela própria prefeita para debater o funcionamento da empresa e as melhorias necessárias à rede de distribuição de energia elétrica em Angra dos Reis. A prefeita e os parlamentares fizeram perguntas e questionaram a distribuidora sobre os problemas no fornecimento de energia, quem vêm sendo constantes, sobretudo neste início de ano, quando várias comunidades relatam dificuldades.

Os representantes da empresa afirmaram que as condições geográficas do município são o principal fator complicador para o oferecimento regular do serviço. Além disso, as fortes chuvas no período de verão, a topografia cheia de morros e a grande quantidade de vegetação, além da grande extensão territorial, dificultam o trabalho das equipes acionadas para as ocorrências. A rede é afetada por relâmpagos, quedas de árvores e deslizamentos. Outro problema é a margem de distância com a Rio-Santos, que precisa ser respeitada, fazendo com que em muitos casos os postes tenham que ser instalados nos morros, sujeitos a deslizamentos. 

A Ampla apresentou um relatório com os vários danos sofridos pela rede nos últimos dias, em locais como Caputera I e II, Monsuaba, Portogalo, Jacuecanga, Frade, Santa Rita e Gamboa do Bracuí e informou que danos ocorridos em uma localidade podem afetar o fornecimento em outras. 

De acordo com os dados da empresa, desde 1º de janeiro, cerca de 300 árvores afetaram a rede. A Ampla afirma ter dobrado seu efetivo no município, de 15 para 30 equipes, desde o dia 2. Profissionais de outros municípios foram realocados para Angra, totalizando cerca de 200 pessoas para atender ao município neste momento de grande número de ocorrências, em manutenções e atendimentos de emergência.

Apesar das explicações, Conceição cobrou da empresa, soluções efetivas e de curto prazo. A Ampla afirmou que uma solução possível, além do cuidado adequado com a poda das árvores, seria o licenciamento, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea/RJ), para a construção de corredores de passagem (servidões) para a rede de distribuição.

Também foi cogitada a possibilidade da implantação do cabeamento subterrâneo, o que já é adotado em outras cidades. No entanto, os representantes da empresa lembraram que esse tipo de cabeamento custa dez vezes mais que o cabeamento aéreo hoje utilizado, o que invariavelmente onera a tarifa cobrada. Além disso, para a utilização do cabeamento subterrâneo no município seria preciso autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), através de lei. 

– Queremos buscar parcerias que permitam um convívio melhor do sistema elétrico com a realidade geográfica do local – afirmou Fábio Fonseca, responsável técnico operacional da Ampla. 

Conceição ressaltou à equipe da Ampla e aos vereadores a transparência com a população e a busca por parcerias, que serão marcas de seu governo.

– Estamos construindo uma relação de parceria. Quero minha cidade desenvolvida e que ela se torne melhor para todos. Estamos aqui pedindo apenas a prestação adequada dos serviços – disse a prefeita.

Conceição pediu que a empresa encaminhe ao Governo Municipal, um documento com o plano de investimentos para o município, constando as próximas ações e prazos. Ela também terá reuniões com a Aneel para dar continuidade às discussões sobre a melhoria na distribuição da energia na cidade.

Angra dos Reis completa 511 anos


Angra dos Reis completou 511 anos neste domingo, 6. A comemoração começou na noite anterior e reuniu uma multidão no Centro da cidade, em frente à sede da Prefeitura. A cerimônia começou às 21h com apresentações da banda Jardim Sarmento e do Coral da cidade e só terminou na madrugada após shows musicais na Praça do Porto. A prefeita Conceição Rabha e o vice-prefeito Leandro Silva acompanharam tudo, ao lado da população, de secretários de Governo e de boa parte dos vereadores da Câmara Municipal, inclusive do presidente da Casa, Jorge Eduardo Mascote.

Revivendo um costume antigo, este ano a Folia de Reis foi buscar a prefeita 'em casa'. A Folia Luz Divina, do mestre Marcão, foi à casa da família Rabha, na avenida Raul Pompeia, no Centro, entregou-lhe o estandarte, e de lá a prefeita e seu marido Arildo Barbosa vieram até a praça da Prefeitura para encontrar-se com a população. Conceição disse que o gesto a fez lembrar dos tempos de criança.

Lembro-me que, quando era criança, as Folias de Reis iam às nossas casas, cantavam e depois compartilhavam do lanche que já havíamos preparado. Isso faz mais de 50 anos e hoje revivi esta tradição com muita emoção — contou a prefeita.

À meia-noite foi a vez de a Folia Santos Reis cantar às portas da sede do Governo, abertas logo em seguida pela prefeita e seus convidados, saudando oficialmente o Dia de Reis. Antes do corte do bolo, discursaram o presidente da Câmara Municipal, o vice-prefeito e Conceição Rabha. Todos destacaram o novo momento da cidade e a superação dos estragos causados pela chuva.

Prometi que viraríamos a página da história de Angra, com políticas sérias nas áreas de Habitação, Educação, Saúde, Lazer, Segurança e Turismo. Em todos os meus discursos de campanha, disse que agiria como uma mãe preocupada com seus filhos e é desta forma que estou encarando o desafio de ser a prefeita desta cidade. A partir de agora todos vocês têm uma mãe que se preocupa com o futuro desse município — disse ela, bastante emocionada.

Entre os convidados da prefeita estava a socialite Val Marchiori, que tem casa em Angra e está no município desde o Natal. Conceição disse que Val é uma amiga e alguém que ajudará muito à cidade na tarefa de reconstrução de sua imagem a fim de trazer investimentos para o município.

Ampliação do Porto de Angra será liberada

Aos secretários e colaboradores, a prefeita deu ainda uma excelente notícia, importante para o desenvolvimento do município. Após insistentes pedidos seus junto ao secretário de Estado do Ambiente, Carlos Minc, o Governo do Estado vai liberar nesta terça-feira, 8, a licença ambiental para o projeto de ampliação e modernização do Porto de Angra, que prevê a construção do terceiro berço para atracação de navios. A obra é uma reivindicação antiga do setor portuário e, mais do que isso, permitirá à atual operadora do terminal, a ampliação de suas atividades com consequente aumento de empregos e arrecadação para a cidade.

Foi o meu primeiro pedido ao secretário Minc. A construção do terceiro berço vai aumentar a capacidade de movimentação do nosso porto, o que significa geração de mais empregos e mais renda para a população da cidade. É, sem dúvida, uma grande notícia no dia do aniversário de 511 anos de Angra dos Reis — concluiu a prefeita Conceição.

Comemoração dura todo o dia de domingo

A festa pelos 511 anos de Angra continuou no domingo, 6, pela manhã, com a cerimônia de hasteamento das bandeiras na Praça 6 de Janeiro, no Morro do Carmo, logo após a alvorada festiva que percorreu as ruas do Centro, já às seis horas da manhã.

Na Praça, Conceição foi recebida com abraços e muitos elogios e votos de confiança. Estavam todos ainda felizes pela bela festa de aniversário da noite anterior. A prefeita agradeceu aos moradores pela confiança e disse que em resposta fará o melhor Governo que a cidade já teve, com competência, honestidade e transparência.

Em primeiro lugar quero agradecer ao carinho e a confiança que vocês estão depositando em mim e no nosso Governo. Quero ainda elogiar a banda Jardim Sarmento, que me emocionou com sua apresentação e me fez reviver a cultura da Festa de Reis. Sei que a cidade tem muitas necessidades, mas também sei que é importante fazer o regate da nossa Cultura. Vamos fazer de Angra uma cidade feliz, a cidade do povo — disse ela.

Antes falaram o vice-prefeito, Leandro Silva, e o presidente da Câmara, Jorge Eduardo Mascote. Ambos elogiaram a força da população angrense. Mascote também disse que o novo Governo trouxe, nestes primeiros dias, uma sensação de liberdade à população.

Sou nascido e criado em Angra e fico muito feliz por participar desse momento tão importante para a cidade. O povo angrense é exemplo de superação e pude constatar isso ontem. O sorriso estampado no rosto das pessoas era de vitória, de liberdade. O retrato do povo angrense é de superação e solidariedade — declarou Jorge Eduardo.

Logo após a cerimônia na Praça, houve um café comunitário na escola municipal do bairro e de lá a prefeita e o vice foram para a Igreja Matriz, onde foi celebrada missa comemorativa pelos 511 anos da cidade.

Leandro assume Prefeitura de Angra ao lado de Conceição



Primeira mulher eleita para governar a cidade, a professora e servidora pública estadual Maria da Conceição Caldas Rabha, 57 anos, tomou posse nesta terça-feira, 1º, para administrar a cidade pelos próximos quatro anos. A cerimônia de posse foi organizada pela Câmara Municipal da cidade, no Iate Clube Aquidabã, e deu posse ainda ao vice-prefeito Leandro Côrrea da Silva (PDT) e aos quatorze novos vereadores. Mais tarde, na Praça Zumbi dos Palmares, a prefeita ainda participou de um ato público em que deu posse ainda aos dezoito novos secretários e presidentes de fundações e autarquias.


Como determina a Lei Orgânica Municipal, Conceição compareceu primeiro à sessão solene do Poder Legislativo, presidida pelo vereador mais votado nas eleições de 2012, Jorge Eduardo Mascote (PMDB). No Aquidabã foram lidos e assinados o juramento e o ato de posse. Devido à ausência de representantes da administração anterior não houve a transmissão efetiva do cargo. Para um salão lotado, após ouvir os discursos de posse dos novos parlamentares e do vice-prefeito Leandro Silva, a própria Conceição ocupou a tribuna para falar ao povo pela primeira vez como prefeita.

Ela iniciou o discurso agradecendo a Deus, ao apoio da família e da população. Dirigiu-se ainda de forma carinhosa às crianças, a quem chamou de 'pequeninos e pequeninas'. Disse ainda que a cidade estava carente de um Governo forte, capaz de lidar com os imensos desafios que a administração pública tem pela frente e anunciou o início de uma temporada de grandes mudanças.

— Fui eleita defendendo a mudança e creio que ela já começou. A reconstrução da cidade começa agora e será baseada na união, na transparência e sobretudo no amor à nossa cidade — disse ela.

A prefeita também aproveitou a oportunidade para dar indicativos das ações prioritárias do Governo nos próximos quatro anos. Falou da necessidade de investimentos em preservação do meio ambiente, controle da ocupação e remoção de pessoas de áreas de risco. Disse que serão tomadas medidas enérgicas, mas necessárias para evitar a destruição das belezas da cidade. Acrescentou ainda que a Ilha Grande receberá atenção especial.

Conceição também falou Saúde e Educação, indicando que estas áreas receberão investimento político maciço. Na Saúde, a prioridade é a reorganização do atendimento, desde a atenção básica até os serviços especializados. Na Educação, atenção ao aumento do tempo de permanência das crianças nas escolas e à formação profissional de jovens e adultos e comprometeu-se a criar, 'em tempo oportuno', segundo ela, a secretaria municipal de Trabalho. A prefeita também disse, em relação ao desenvolvimento da cidade, que a Prefeitura passaria a ter, a partir de hoje, novas funções nessa área.

— Quero uma Prefeitura que cuide da infraestrutura, da facilidade de acesso aos serviços públicos, do transporte de qualidade e da acessibilidade. Que tenha uma política tributária justa e de incentivos, mas que exija contrapartidas em empregos e investimentos — disse.

Depois ainda pontou questões como a transparência, o uso da Internet como aliada, as políticas de erradicação da pobreza extrema e o incentivo à participação cidadã da população no dia-a-dia da cidade.

— Não devemos temer, em nenhum momento, o eco da praça, da Imprensa livre, o contato com o povo e a cobrança justa por direitos. Meu gabinete e o de todos os secretários voltarão a atender ao morador de Angra, todos eles, desde os mais humildes até aqueles que tiveram mais oportunidades — prometeu ela.

Finalizando o discurso, Conceição fez uma saudação à presidenta Dilma Roussef, a quem chamou de aliada, e à primeira vereadora da cidade, a angrense Benedita Maria da Guia Jorge. As duas, segundo a prefeita, abriram caminhos para que outras mulheres pudessem trilhar e encerrou dizendo que a partir de hoje seria uma verdadeira 'mãe e uma guerreira' em defesa dos interesses do povo angrense

— Não pretendo titubear quando a decisão for a favor do povo da minha cidade. Este é o meu compromisso e o compromisso do nosso Governo — disse ela.

Após o evento no Clube, Conceição e Leandro Silva foram à praça Zumbi dos Palmares, no Centro, para um novo discurso e para declarar empossados o novo staff do primeiro escalão do Governo.