Primeira mulher eleita para governar a cidade, a professora e servidora pública estadual Maria da Conceição Caldas Rabha, 57 anos, tomou posse nesta terça-feira, 1º, para administrar a cidade pelos próximos quatro anos. A cerimônia de posse foi organizada pela Câmara Municipal da cidade, no Iate Clube Aquidabã, e deu posse ainda ao vice-prefeito Leandro Côrrea da Silva (PDT) e aos quatorze novos vereadores. Mais tarde, na Praça Zumbi dos Palmares, a prefeita ainda participou de um ato público em que deu posse ainda aos dezoito novos secretários e presidentes de fundações e autarquias.
Como determina a Lei Orgânica Municipal, Conceição compareceu primeiro à sessão solene do Poder Legislativo, presidida pelo vereador mais votado nas eleições de 2012, Jorge Eduardo Mascote (PMDB). No Aquidabã foram lidos e assinados o juramento e o ato de posse. Devido à ausência de representantes da administração anterior não houve a transmissão efetiva do cargo. Para um salão lotado, após ouvir os discursos de posse dos novos parlamentares e do vice-prefeito Leandro Silva, a própria Conceição ocupou a tribuna para falar ao povo pela primeira vez como prefeita.
Ela iniciou o discurso agradecendo a Deus, ao apoio da família e da população. Dirigiu-se ainda de forma carinhosa às crianças, a quem chamou de 'pequeninos e pequeninas'. Disse ainda que a cidade estava carente de um Governo forte, capaz de lidar com os imensos desafios que a administração pública tem pela frente e anunciou o início de uma temporada de grandes mudanças.
— Fui eleita defendendo a mudança e creio que ela já começou. A reconstrução da cidade começa agora e será baseada na união, na transparência e sobretudo no amor à nossa cidade — disse ela.
A prefeita também aproveitou a oportunidade para dar indicativos das ações prioritárias do Governo nos próximos quatro anos. Falou da necessidade de investimentos em preservação do meio ambiente, controle da ocupação e remoção de pessoas de áreas de risco. Disse que serão tomadas medidas enérgicas, mas necessárias para evitar a destruição das belezas da cidade. Acrescentou ainda que a Ilha Grande receberá atenção especial.
Conceição também falou Saúde e Educação, indicando que estas áreas receberão investimento político maciço. Na Saúde, a prioridade é a reorganização do atendimento, desde a atenção básica até os serviços especializados. Na Educação, atenção ao aumento do tempo de permanência das crianças nas escolas e à formação profissional de jovens e adultos e comprometeu-se a criar, 'em tempo oportuno', segundo ela, a secretaria municipal de Trabalho. A prefeita também disse, em relação ao desenvolvimento da cidade, que a Prefeitura passaria a ter, a partir de hoje, novas funções nessa área.
— Quero uma Prefeitura que cuide da infraestrutura, da facilidade de acesso aos serviços públicos, do transporte de qualidade e da acessibilidade. Que tenha uma política tributária justa e de incentivos, mas que exija contrapartidas em empregos e investimentos — disse.
Depois ainda pontou questões como a transparência, o uso da Internet como aliada, as políticas de erradicação da pobreza extrema e o incentivo à participação cidadã da população no dia-a-dia da cidade.
— Não devemos temer, em nenhum momento, o eco da praça, da Imprensa livre, o contato com o povo e a cobrança justa por direitos. Meu gabinete e o de todos os secretários voltarão a atender ao morador de Angra, todos eles, desde os mais humildes até aqueles que tiveram mais oportunidades — prometeu ela.
Finalizando o discurso, Conceição fez uma saudação à presidenta Dilma Roussef, a quem chamou de aliada, e à primeira vereadora da cidade, a angrense Benedita Maria da Guia Jorge. As duas, segundo a prefeita, abriram caminhos para que outras mulheres pudessem trilhar e encerrou dizendo que a partir de hoje seria uma verdadeira 'mãe e uma guerreira' em defesa dos interesses do povo angrense
— Não pretendo titubear quando a decisão for a favor do povo da minha cidade. Este é o meu compromisso e o compromisso do nosso Governo — disse ela.
Após o evento no Clube, Conceição e Leandro Silva foram à praça Zumbi dos Palmares, no Centro, para um novo discurso e para declarar empossados o novo staff do primeiro escalão do Governo.