sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Angra dos Reis completa 511 anos


Angra dos Reis completou 511 anos neste domingo, 6. A comemoração começou na noite anterior e reuniu uma multidão no Centro da cidade, em frente à sede da Prefeitura. A cerimônia começou às 21h com apresentações da banda Jardim Sarmento e do Coral da cidade e só terminou na madrugada após shows musicais na Praça do Porto. A prefeita Conceição Rabha e o vice-prefeito Leandro Silva acompanharam tudo, ao lado da população, de secretários de Governo e de boa parte dos vereadores da Câmara Municipal, inclusive do presidente da Casa, Jorge Eduardo Mascote.

Revivendo um costume antigo, este ano a Folia de Reis foi buscar a prefeita 'em casa'. A Folia Luz Divina, do mestre Marcão, foi à casa da família Rabha, na avenida Raul Pompeia, no Centro, entregou-lhe o estandarte, e de lá a prefeita e seu marido Arildo Barbosa vieram até a praça da Prefeitura para encontrar-se com a população. Conceição disse que o gesto a fez lembrar dos tempos de criança.

Lembro-me que, quando era criança, as Folias de Reis iam às nossas casas, cantavam e depois compartilhavam do lanche que já havíamos preparado. Isso faz mais de 50 anos e hoje revivi esta tradição com muita emoção — contou a prefeita.

À meia-noite foi a vez de a Folia Santos Reis cantar às portas da sede do Governo, abertas logo em seguida pela prefeita e seus convidados, saudando oficialmente o Dia de Reis. Antes do corte do bolo, discursaram o presidente da Câmara Municipal, o vice-prefeito e Conceição Rabha. Todos destacaram o novo momento da cidade e a superação dos estragos causados pela chuva.

Prometi que viraríamos a página da história de Angra, com políticas sérias nas áreas de Habitação, Educação, Saúde, Lazer, Segurança e Turismo. Em todos os meus discursos de campanha, disse que agiria como uma mãe preocupada com seus filhos e é desta forma que estou encarando o desafio de ser a prefeita desta cidade. A partir de agora todos vocês têm uma mãe que se preocupa com o futuro desse município — disse ela, bastante emocionada.

Entre os convidados da prefeita estava a socialite Val Marchiori, que tem casa em Angra e está no município desde o Natal. Conceição disse que Val é uma amiga e alguém que ajudará muito à cidade na tarefa de reconstrução de sua imagem a fim de trazer investimentos para o município.

Ampliação do Porto de Angra será liberada

Aos secretários e colaboradores, a prefeita deu ainda uma excelente notícia, importante para o desenvolvimento do município. Após insistentes pedidos seus junto ao secretário de Estado do Ambiente, Carlos Minc, o Governo do Estado vai liberar nesta terça-feira, 8, a licença ambiental para o projeto de ampliação e modernização do Porto de Angra, que prevê a construção do terceiro berço para atracação de navios. A obra é uma reivindicação antiga do setor portuário e, mais do que isso, permitirá à atual operadora do terminal, a ampliação de suas atividades com consequente aumento de empregos e arrecadação para a cidade.

Foi o meu primeiro pedido ao secretário Minc. A construção do terceiro berço vai aumentar a capacidade de movimentação do nosso porto, o que significa geração de mais empregos e mais renda para a população da cidade. É, sem dúvida, uma grande notícia no dia do aniversário de 511 anos de Angra dos Reis — concluiu a prefeita Conceição.

Comemoração dura todo o dia de domingo

A festa pelos 511 anos de Angra continuou no domingo, 6, pela manhã, com a cerimônia de hasteamento das bandeiras na Praça 6 de Janeiro, no Morro do Carmo, logo após a alvorada festiva que percorreu as ruas do Centro, já às seis horas da manhã.

Na Praça, Conceição foi recebida com abraços e muitos elogios e votos de confiança. Estavam todos ainda felizes pela bela festa de aniversário da noite anterior. A prefeita agradeceu aos moradores pela confiança e disse que em resposta fará o melhor Governo que a cidade já teve, com competência, honestidade e transparência.

Em primeiro lugar quero agradecer ao carinho e a confiança que vocês estão depositando em mim e no nosso Governo. Quero ainda elogiar a banda Jardim Sarmento, que me emocionou com sua apresentação e me fez reviver a cultura da Festa de Reis. Sei que a cidade tem muitas necessidades, mas também sei que é importante fazer o regate da nossa Cultura. Vamos fazer de Angra uma cidade feliz, a cidade do povo — disse ela.

Antes falaram o vice-prefeito, Leandro Silva, e o presidente da Câmara, Jorge Eduardo Mascote. Ambos elogiaram a força da população angrense. Mascote também disse que o novo Governo trouxe, nestes primeiros dias, uma sensação de liberdade à população.

Sou nascido e criado em Angra e fico muito feliz por participar desse momento tão importante para a cidade. O povo angrense é exemplo de superação e pude constatar isso ontem. O sorriso estampado no rosto das pessoas era de vitória, de liberdade. O retrato do povo angrense é de superação e solidariedade — declarou Jorge Eduardo.

Logo após a cerimônia na Praça, houve um café comunitário na escola municipal do bairro e de lá a prefeita e o vice foram para a Igreja Matriz, onde foi celebrada missa comemorativa pelos 511 anos da cidade.