segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Angra terá cinco novas unidades de Saúde


A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da secretaria de Saúde, publicou no Boletim Oficial do município, na última sexta-feira, 13, os nomes das empresas vencedoras das licitações para a construção de cinco novas unidades do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF). Serão beneficiados com a ampliação do programa os bairros do Campo Belo, Frade, Marinas, Morro do Carmo e Parque Belém. As empresas responsáveis pelas construções serão a Contrate de Angra Construções Ltda (Campo Belo e Morro do Carmo); Aclive Construções Ltda (Belém); F.F. Pereira Construções de Angra (Marinas); e Construtora Caesa Ltda-ME (Frade). As obras devem ser iniciadas imediatamente.

As empresas vencedoras da licitação terão o prazo de 360 dias para entregar os novas unidades, orçadas em pouco mais de R$ 3,8 milhões. A verba para a construção é oriunda do Ministério da Saúde e complementada com recursos próprios da secretaria de Saúde do município.

- Nosso objetivo é fortalecer a ESF no município e desde janeiro estamos trabalhando para isso. Pegamos uma rede totalmente enfraquecida, mas hoje contamos com 51 unidades com equipes completas, inclusive médicos. Com a construção desta novas unidades, conseguiremos levar atendimento a estes locais que não possuíam uma ESF ou funcionavam de forma inadequada – disse Carlos Vasconcellos, secretário municipal de Saúde.

Entre os bairros beneficiados, o Morro do Carmo nunca teve a cobertura de uma unidade ESF. No atual Governo, uma unidade provisória foi organizada no Centro de Especialidades Médicas (CEM) do Centro. No Campo Belo e no Belém serão construídas duas unidades auxiliares, pois os bairros já são atendidos pelos serviços, que serão, portanto, ampliados.