terça-feira, 17 de dezembro de 2013

III Conferência Municipal para a Juventude




A Prefeitura de Angra, por meio da Coordenadoria Municipal da Juventude, realizou na sexta-feira, 13, e no sábado, 14, a 3ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para a Juventude. O evento aconteceu na Casa Larangeiras e contou com a participação de jovens líderes de todos os segmentos. Também participaram do encontro, o vereador Eduardo Godinho, os alunos da Universidade Federal Fluminense (UFF) e os membros da Pastoral da Juventude (PJ).

No primeiro dia de conferência foram realizadas palestras para debater temas acerca das políticas públicas para a juventude e como essas medidas podem se adequar à realidade e a necessidade juvenil no âmbito estadual e nacional.

Compondo a mesa de debates estavam, o presidente da Fundação de Cultura de Angra dos Reis (Cultuar), Délcio José Bernardo, o coordenador municipal da Juventude, Hugo Vilela, o presidente do Conselho Municipal da Juventude, Jefferson Afonso, o assessor de projetos da Coordenadoria da Juventude, Daniel Bertoldo, o conselheiro municipal da Juventude, Luan Dutra, e a presidente do Grêmio Estudantil do Colégio Roberto Montenegro, Stefany Fouyer.

— Buscamos abrir este espaço para que os jovens pudessem expressar o que esperavam desses dois dias de encontro. Eles também puderam fizer uma avaliação de como está o debate dentro de suas setoriais e como a prefeitura pode contribuir com políticas públicas para cada segmento. Esse é um fator positivo, pois orienta o norte que seguiremos no nosso trabalho dentro da coordenadoria — explicou Hugo.

O tema mais debatido entre os jovens foi em relação ao ensino superior. Segundo eles, existe uma Lei na Alerj que criou a Universidade Estadual Sul Fluminense (UESF), em Angra dos Reis.

— A coordenadoria vai buscar informações para saber como realmente está a situação da UESF, que já deveria ter sido aberta. Além disso, os jovens também estão cobrando apoio da Prefeitura no processo de expansão e ampliação da Universidade Federal Fluminense (UFF), que já atua na cidade com cursos de Pedagogia e Políticas Públicas. Essa ampliação do quadro de cursos da UFF vai dar mais opções ao jovem angrense. Foi um debate muito proveitoso e construtivo. Os jovens estavam à vontade para expor suas necessidades e anseios. E nós, enquanto intermediários, iremos encaminhar todas essas demandas aos órgãos da prefeitura — afirma Hugo.

A atividade contou ainda com apresentação do Plano Juventude Viva, uma parceria da Coordenadoria da Juventude com o Governo Federal, que trará cerca de R$ 15mil para o município a partir do início de 2014. A Coordenadoria da Juventude também realizou uma prestação de contas de todas as atividades desenvolvidas nesse primeiro ano de gestão.

No segundo dia de evento, forem eleitos os 14 novos membros do Conselho Municipal de Juventude, representando a sociedade civil, em 10 setoriais. Além disso, foram apresentados os seis representantes do Governo Municipal no Conselho.

OS ELEITOS

Cultura
Titular: Vitor Rocha
Suplente: Wellington Silva de Santana

Estudantes secundaristas
Titulares: Stefany Fouyer e Lucas Gonçalves
Suplentes:

Estudantes Universitários
Titulares: Patrícia Aparecida da Silva Veríssimo e Thiago Henrique dos Santos
Suplentes: Débora de Moraes e Thamara Maciel Lins de Souza

Meio Ambiente
Titular: Sandro de Castro
Suplente: João Pedro Maia

Religioso
Titulares: Luan Dutra dos Anjos e Natalia do Nascimento Ramos
Suplentes: Louisi Dutra dos Anjos e Diogo Augusto Teixeira

Pessoas com deficiência
Titular: Bruno Fontes de Oliveira
Suplente: Wallace Neves da Fonseca

Raça e Etnia
Titular: Antônio Almeida da Silva Junior

Juventude Partidária
Titulares: Marcos Vinicius e Gedai Olveira
Suplentes: Giselle Costa e Jean Andrade

Esporte
Titular: Mateus Santos de Oliveira
Suplente: Paulo Cesar Oliveira

LGBT
Titular: Maxwel Lino

Representação Governamental
Agessandro Oliveira
Daniel Bertoldo
Fabrício Tabarine
Gabriela Oliveira
Hugo Vilela
Júlio César Vieira