segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Prefeitura investe na UPA da Japuíba




A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Saúde, vem efetuando mudanças na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para promover melhorias nos serviços oferecidos à população.

Desde a sua inauguração, em 2010, a unidade hospitalar não recebia investimentos de infraestrutura, o que ocasionou alguns problemas, como o afundamento de parte do piso e as constantes faltas de água, que provocavam transtornos para funcionários e usuários.

— Desde o início da gestão, não medimos esforços para recuperar o sistema de saúde do município, que passava por sérios problemas. Com a UPA não era diferente. Com o esforço de toda a equipe, estamos implantando melhorias que já começam a ser sentidas pelos usuários da rede de saúde municipal — disse Carlos Vasconcellos, Secretário de Saúde.

A UPA da Japuíba até então não contava com um gerador de energia elétrica, e a água era armazenada em um reservatório pequeno.

— Quando a atual coordenação assumiu a unidade, começamos a realizar reformas estruturais e a aproximar a UPA da comunidade. Hoje possuímos um Conselho Gestor, que tem o objetivo de ouvir a população, através das associações de moradores. Essa ação faz com que o cidadão confie na gestão e aponte caminhos para que o atendimento seja efetuado de forma satisfatória – destacou Leandro Sérgio Nóbrega, coordenador da UPA.

Recentemente, a parte do piso que estava afundando na unidade foi trocada, assim como uma nova caixa d'água está sendo instalada.

— O piso foi trocado, pois percebemos que estava afundando e apresentava risco aos usuários. Desde a sua inauguração, a UPA contava apenas com um reservatório de 5 mil litros de água. Com a chegada da nova caixa, passaremos a ter 15 mil litros de água. Outra questão era a falta de um gerador, o que causava sérios transtornos quando a energia era interrompida. Na recepção uma TV será instalada para oferecer um maior conforto ao usuário que espera por atendimento. Estamos buscando sempre aperfeiçoar os nossos trabalhos, para que o cidadão seja bem atendido — disse Leandro.

Em breve, um muro em volta da unidade deverá ser construído, além de um estacionamento para que os funcionários guardem seus veículos. Desde o início do governo, a Prefeitura de Angra dos Reis vem investindo na rede municipal de saúde, para que o cidadão tenha mais qualidade de vida.