sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Município assina adesão ao plano Juventude Viva




O município de Angra dos Reis foi o nonagésimo do Brasil e o primeiro da Costa Verde a aderir ao Plano Juventude Viva, uma iniciativa do Governo Federal para ampliar direitos e prevenir a violência que atinge de forma preocupante a juventude, especialmente os negros, com ações diversificadas desenvolvidas por 11 ministérios, em parceria com os estados e municípios. O objetivo do plano é viabilizar a implantação de políticas públicas de enfrentamento a violência e inclusão social de jovens em territórios atingidos pelos mais altos índices de violência.

A assinatura do termo de adesão aconteceu nesta quarta-feira, 20, na Casa Larangeiras, dentro da programação do Dia da Consciência Negra, e contou com a presença de representantes da Superintendência Estadual da Juventude, do Conselho Estadual da Juventude, da Câmara de Vereadores e da Coordenadoria Municipal da Juventude.

Atualmente 132 municípios brasileiros, dentre eles Angra dos Reis, foram apontados através de levantamento de óbitos feito pelo Ministério da Saúde, com altos índices de homicídios entre jovens. Essas cidades serão  contempladas com as ações do plano a partir de 2014.

Para o coordenador da Juventude do município, Hugo Vilela, a atual gestão da Prefeitura de Angra tem valorizado as ações em prol da juventude.

— A prefeita Conceição entendeu que os jovens de Angra estão organizados e precisam ser estimulados a mostrar seu potencial cultural, artístico e esportivo. Não podemos permitir que Angra tenha mais jovens mortos que a capital. Vamos promover ações de combate a essa violência com o apoio do plano Juventude Viva — disse Hugo Vilela

O Superintendente Estadual da Juventude, Tiago Santana, elogiou o trabalho da equipe da Coordenadoria Municipal de Juventude e ressaltou a importância de Angra mudar os números da violência na cidade.

— A equipe da Coordenadoria da Juventude da Prefeita Conceição Rabha tem sido incansável na busca por parcerias e projetos de políticas públicas para os jovens. Com a adesão ao plano vamos reduzir esses índices, preparar nossos jovens para ocupar os postos de trabalho que irão surgir, como na indústria naval. A sociedade de Angra precisa fazer um pacto social e para o município sair em definitivo desse ranking negativo — afirmou Tiago Santana.

A cerimônia contou com a presença de vários grupos de capoeira, de jongo e  membros da UMUCAR. O evento foi finalizado com rodas de conversa, capoeira e jongo.