segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Professores são capacitados em energia nuclear



Teve início na semana passada o curso de capacitação para professores de escolas municipais sobre Emergência Nuclear. Divididos em duas turmas, os 60 educadores tiveram a primeira aula na quarta-feira, dia 28, com a Defesa Civil municipal. O agente operacional Leandro Silva falou sobre noções de defesa civil e riscos regionais. O curso é uma iniciativa do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (Sipron) e está sendo promovido pela Equipe de Comunicação do Plano de Emergência Nuclear, formada por membros da Cnen, Defesa Civil Estadual e Municipal de Angra dos Reis e Paraty e pela Eletronuclear, em parceria com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia.

Na primeira aula, os professores receberam informações sobre noções de Defesa Civil; legislação sobre Defesa Civil; formação do relevo do sudeste brasileiro e Ameaças regionais.

A segunda aula, no dia 29 de setembro, será ministrada pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), cujo tema será a aplicação da energia nuclear. No dia 9 de outubro, o tema da palestra é o Plano de Emergência Externo da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto. Ela será ministrada pela Defesa Civil estadual. O último dia da capacitação será uma visita a Central Nuclear, em Itaorna.

— É fundamental que os professores sejam capacitados, até porque eles são multiplicadores. Certamente vão transmitir aos seus alunos, que transmitirão aos pais. Assim, toda a população de Angra dos Reis saberá exatamente o trabalho que fazemos, como atuamos e de que forma funciona a energia nuclear — frisou o secretário Especial de Defesa Civil e Trânsito, Marco Oliveira.

Paraty também fará parte da programação do curso de professores. A primeira aula, ministrada pela Defesa Civil daquele município, já aconteceu no dia 21 de agosto. A próxima, com a Cnen, está marcada para o dia 4. A Defesa Civil estadual será responsável pela terceira palestra do ciclo, que acontecerá no dia 9 de outubro. Já a visita à Central Nuclear está programada para o dia 6 de novembro.