segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Defesa Civil em seminário sobre prevenção de desastres



Engenheiros e agentes operacionais da Secretaria Especial de Defesa Civil e Trânsito participaram, nessa quarta-feira, dia 28, do Rio Bosai 2013 – Seminário Internacional sobre Prevenção de Desastres Naturais. O encontro, realizado no Windsor Guanabara Hotel, marcou o início das atividades do projeto de Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada de Riscos em Desastres Naturais. Trata-se da primeira iniciativa de cooperação técnica entre os governos brasileiro e japonês sobre o tema. O evento teve como objetivo destacar a importância da colaboração internacional para a redução de riscos de danos em desastres naturais.


Na programação, vários temas foram abordados em debates na área de Defesa Civil. Além do diretor da Escola de Defesa Civil (Esdec), tenente-coronel Paulo Renato Vaz, outros especialistas renomados, como Davis Stevens (assessor de Programa Sênior da UNISDR), Sidnei Furtado (coordenador de Defesa Civil de Campinas), Takao Hori (especialista da Jica), entre outros, completaram a grade de discussão. O evento foi traduzido em português, japonês e espanhol.

— É importantíssima a participação da nossa Defesa Civil neste seminário internacional, já que o nosso mapa de ameaças múltiplas tem sempre que ser atualizado pelos planos de ações mitigadoras. Sem contar que esta iniciativa, partindo de um país como Japão, que tem muita competência na preparação da população em caso de desastres, é para nós uma oportunidade profissional preciosa na troca de experiências. Com certeza foi muito proveitoso — avaliou o secretário Marco Oliveira.