quinta-feira, 4 de julho de 2013

Pronatec inicia novos cursos na próxima quarta

Na próxima quarta-feira, 10, acontecerá a aula inaugural de mais dois cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A cerimônia, realizada pela Prefeitura de Angra por meio da secretaria de Ação Social, será às 18h, no Colégio Estadual Dr. Artur Vargas (Ceav), onde serão recepcionados os alunos que participarão dos cursos de auxiliar de almoxarife e pintor de imóveis, que passaram por um processo seletivo após inscrições. São 40 alunos, 20 em cada curso.

O Pronatec é uma iniciativa do governo federal e oferece cursos voltados prioritariamente para a população de baixa renda, com o objetivo de capacitá-la para o mercado de trabalho, possibilitar a geração de renda e a melhora da qualidade de vida. Em Angra, a coordenação do programa é por conta da prefeitura, em uma ação conjunta entre as Secretarias de Ação Social e de Atividades Econômicas, com o apoio do Ceav.
Quem ainda não se inscreveu em nenhum curso para aprender uma nova profissão ou se qualificar, pode procurar a Casa do Bolsa Família, na rua Almirante Júlio César, nº 318, São Bento (próximo à Defesa Civil), das 9h às 16h, ou a Secretaria de Ação Social, de 18h às 20h, munidos dos seguintes documentos: CPF, comprovante de escolaridade ou autodeclaração que sabe ler e escrever (dependendo do curso), comprovante de residência, título de eleitor com comprovante da última eleição, e o Número de Identificação Social (NIS), adquirido através do Cadastro Único do Governo Federal.

Aqueles que não possuírem o NIS deverão apresentar os seguintes documentos para serem inscritos no Cadastro Único: RG, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho (maiores de 18 anos), certidão de nascimento de todos os menores de idade da família, conta de luz atual e comprovante de renda (caso possua).

Até o momento foram oferecidas 360 vagas, divididas entre os cursos de almoxarife, pedreiro de alvenaria estrutural, pedreiro de revestimento em argamassa, costureiro industrial do vestuário, auxiliar de pessoal, auxiliar de recursos humanos, auxiliar administrativo, camareira em meios de hospedagem, recepcionista em meios de hospedagem, recreador, ajudante de obras, carpinteiro de obras e pintor de imóveis.