terça-feira, 2 de julho de 2013

Caderneta do Adolescente é apresentada no Abraão



A Secretaria de Saúde de Angra dos Reis, por meio da Coordenadoria das Ilhas, apresentou na sexta-feira, 29, a Caderneta de Saúde do Adolescente, aos jovens moradores da Vila do Abraão, na Ilha Grande.

Durante a celebração da chegada dos ícones da Jornada Mundial da Juventude na Vila, a equipe coordenada por Mauryza Bulhões efetuou um trabalho de orientação aos jovens.

Mauryza ressaltou a importância da caderneta, que tem por objetivo acompanhar a saúde do adolescente.

— Enquanto criança a caderneta de acompanhamento é observada regularmente por pais e mães, já na adolescência esses cuidados tendem a diminuir, esse é o momento do jovem assumir os cuidados com a sua própria saúde. A caderneta é um guia de orientação para o atendimento do adolescente nas unidades de saúde e monitora o crescimento e desenvolvimento dos jovens, para uma vida mais saudável — explicou Mauryza.

A entrega da caderneta acontece durante as consultas, feitas pelo profissional de saúde que atende o adolescente, na unidade Estratégia de Saúde da Família (ESF) da Vila do Abraão.

A Caderneta de Saúde do Adolescente vem em duas versões: a feminina e a masculina, e é um importante instrumento de cidadania. Ela ensina, por exemplo, como evitar doenças, a importância do cumprimento do calendário de vacinação faz recomendações sobre uma boa alimentação fala sobre os cuidados e as mudanças do corpo, orientações sobre saúde sexual e reprodutiva, a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST’s), gravidez na adolescência, além da saúde bucal. A caderneta traz ainda orientações sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, incentivando os jovens a ficarem ciente de seus direitos.