quarta-feira, 10 de julho de 2013

Angra recebe empresário do ramo de entretenimento


O empresário Luis Calainho esteve em Angra dos Reis no último sábado, 6, para uma reunião com o presidente da TurisAngra, Kaká Gibrail, e com o Diretor Executivo, Afif Naim. Também deram as boas vindas ao empreendedor a prefeita Conceição Rabha e o secretário de Fazenda Robson Marques.

Por determinação da prefeita Conceição Rabha, o município tem se esforçado em atrair empreendedores no setor de eventos, com experiência comprovada e livre acesso entre patrocinadores e apoiadores. Para ela, tão importante quanto a cidade ter seu calendário de eventos, é Angra criar uma nova relação com o mercado, atraindo realizadores que tragam consigo uma gama de empresas patrocinadoras ou apoiadoras que garantam a realização dos eventos. Historicamente, a prefeitura vem arcando com os custos destas produções diretamente, salvo algumas exceções, como a Festa Internacional de Teatro de Angra (Fita), onde o realizador consegue multiplicar, através da captação de patrocínios, o montante de recursos investido pelo município.

— Temos que mudar a forma com que Angra lida com a produção de eventos. Nos últimos anos, o município tem arcado com os custos destas produções, sendo que o ideal é que o executivo saia cada vez mais do processo de captação de recursos e financiamento, até por uma questão de otimização dos recursos públicos. Já começamos algumas experiências nesse sentido e o Angra Moto Fest, que acontecerá nos próximos meses, já será realizado dentro de um novo modelo, adequado às suas possibilidades de captação — destacou o presidente da TurisAngra, Kaká Gibrail, que está trabalhando para que a cidade consiga o status de “bom lugar pra se realizar eventos”. Nesta linha, a equipe da TurisAngra já iniciou a busca por uma área específica para eventos.

Durante a visita de Luis Calainho, foram-lhe apresentadas inúmeras possibilidades de locais, com relatos históricos e ambientais do município, que podem ser agregados às iniciativas que por ventura possam acontecer. Apesar de frequentar Angra desde 1974, o empresário não conhecia locais importantes, como o Lazareto (Ilha Grande), o Forte do Leme (Ponta Leste), e as igrejas tombadas e restauradas do Centro.

Ciente das limitações ambientais que o município de Angra dos Reis tem, o empresário, que já teve um empreendimento de sucesso na Ilha do Arroz, nos anos 2005 e 2006, aposta que para a cidade o meio ambiente deve ser um atrativo e não um impeditivo para que o turismo aconteça. Calainho deixou clara a visão de que empreendimentos em Angra devem primar pela sustentabilidade e a divulgação deste aspecto.

— Angra dos Reis está com as portas abertas para receber empreendedores consagrados, como o Luiz Calainho. Estamos trabalhando para que o município possa garantir as condições para que estas parcerias aconteçam — finalizou Kaká.

SOBRE O EMPRESÁRIO

Luiz André Buono Calainho é empreendedor da área musical. Iniciou sua carreira na Brahma e teve uma importante passagem pela gravadora Sony Music, onde trabalhou com artistas de sucesso, tais como Skank, Cidade Negra e Jota Quest. Também foi um dos responsáveis pelo site Sony Music, pelo evento Oi Noites Cariocas e pelo Arroz 2005, em uma ilha em Angra dos Reis.

Com doze empreendimentos, a holding L21, do empresário Luiz Calainho, movimentou cerca de R$ 120 milhões em 2012, gerando 2.150 empregos diretos e indiretos, e se consolidou de vez nos segmentos de marketing, arte, música, internet e Carnaval. Dois exemplos são a Rádio Sulamérica Paradiso e a empresa responsável pelas ações de marketing e eventos no estádio do Engenhão, no Rio.