quarta-feira, 12 de junho de 2013

Posto de saúde da Monsuaba será reformado



A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reformará completamente o Centro de Especialidades Médicas (CEM) da Monsuaba. A assinatura da ordem de serviço foi efetuada hoje, 11, no CEM, em uma cerimônia que contou com a presença dos vereadores Chapinha (PSD) e Jairo Magno (PRB), secretários municipais e lideranças políticas. A reforma do posto da Monsuaba está orçada em R$ 106.373,34 e tem prazo de conclusão de três meses.

O posto de saúde da Monsuaba foi inaugurado em janeiro de 1992, no governo do ex-prefeito Neirobis Nagae e desde então não recebeu nenhuma intervenção e nos últimos anos a edificação sofreu com a ação do tempo.

Os recursos para a reforma da unidade de saúde estavam liberados desde novembro de 2011, porém a antiga gestão municipal não apresentou projeto ao Ministério da Saúde, que não liberou a verba.

Segundo o Dr. Carlos Vasconcellos, Secretário Municipal de Saúde, a reforma do posto de saúde está incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal.

— Os recursos para a reforma deste posto de saúde estavam liberados desde novembro de 2011, mas nenhum projeto foi apresentado e assim o governo federal não liberou a verba. Quando assumimos o governo, começamos a elaboração de diversos projetos, que foram apresentados ao Ministério da Saúde. Em janeiro, com as fortes chuvas, esta unidade de saúde ficou alagada e constatamos problemas estruturais. Também encontramos outras unidades de saúde com diversos problemas e garanto a vocês que trabalhamos para resolução destes problemas e para melhorar a qualidade da saúde em nossa cidade. Peço que a comunidade tenha paciência com a obra, pois transtornos podem ocorrer, mas no final todos terão o conforto desejado ao receber atendimento médico — falou Carlos.

O Secretário também revelou que outros postos de saúde serão reformados e cinco novas unidades serão implantadas.

— Através do Ministério da Saúde iremos reformar as unidades do Camorim, Morro da Cruz, Morro da Glória, Bracuí e Areal. Também construiremos cinco novas unidades de saúde, nos locais que ainda não possuem postos. Mesmo enfrentando uma crise financeira, estamos dando uma resposta à população com alternativas financeiras externas — destacou o secretário.

O vice-prefeito Leandro Silva, disse que este é um momento importante para a comunidade da Monsuaba.

— Este momento mostra a seriedade do trabalho que estamos desenvolvendo à frente da prefeitura. Mesmo com dificuldades a prefeita Conceição Rabha vem buscando formas de dar melhor qualidade de vida aos angrenses, que vão sentir estas mudanças em breve — enfatizou Leandro.

Pensando no conforto e melhor atendimento ao cidadão, a Secretaria de Saúde de Angra dos Reis está em conversas com a Transpetro para uma intervenção na unidade de saúde da Vila da Petrobras, para que o posto também atenda aos moradores da Monsuaba durante a reforma da unidade do bairro, que segundo as previsões se estenderão até o dia 28 de agosto de 2013. O Cem da Jacuecanga também receberá uma reforma completa.