segunda-feira, 17 de junho de 2013

Combate à violência contra o idoso em Angra



Uma caminhada pelas ruas do Centro de Angra marcou a programação que a prefeitura, através da Secretaria de Ação Social e a Câmara Municipal realizarou na manhã de sábado, 15 (Dia Mundial de Combate à Violência Contra o Idoso). A programação contou com apoio de diversas entidades e segue até o final do mês, com encontros nos bairros e seminário.

O ato contou com as presenças da prefeita Conceição Rabha, do vice-prefeito Leandro Silva, do deputado federal Luiz Sérgio; da deputada estadual Ines Pandeló, de vereadores representando a Comissão dos Direitos dos Idosos, de núcleos da Terceira Idade; da presidente da Associação dos Aposentados de Angra, Waldir Vicarone; do presidente do Angraprev, José Antônio dos Remédios, além de movimentos sociais, como as associações de Mulheres de Jacuecanga e Mulheres Determinadas.

A prefeita Conceição Rabha ressaltou o compromisso do governo municipal em “desenvolver políticas públicas que tragam dignidade aos que se encontram na melhor idade”. Lembrou também que “todos devem cuidar do idoso com amor e aprender lições que só eles podem repassar”.

O ato percorreu a Rua do Comércio, fez uma parada na praça Codrato de Vilhena, onde foram realizadas as falas coordenadas pela vereadora Lia,  e seguiu pela avenida Raul Pompeia até a rua Dr. Moacyr de Paula Lobo.

A programação segue até o fim do mês com diversos encontros e um importante evento: o IV Seminário de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa, na Casa Larangeira (Centro), na quarta-feira, dia 19, às 14h.

Os encontros serão realizados em cinco comunidades, sempre às 14h. O primeiro será em Jacuecanga, na quinta-feira, dia 20, no Clube GDV; dia 21, no Cras de Mambucaba, seguido pela Caminhada da Paz, às 15h30; dia 24, no Cras de Monsuaba; dia 26, no Cras do Frade; e no dia 28, no Cras da Nova Angra.

No Brasil, há mais de 22 milhões de pessoas que se encontram na terceira idade. Em Angra, a prefeita Conceição trabalha visando incentivar que os ensinamentos sobre os cuidados com os idosos cada vez mais façam parte do currículo escolar da cidade, e vem desenvolvendo diversas ações voltadas para esta importante parcela da população, nas secretarias de Ação Social, Saúde, Esportes, Angraprev e Educação.