quinta-feira, 13 de junho de 2013

Aula inaugural de novos cursos do Pronatec

Centenas de pessoas compareceram ao auditório do Colégio Estadual Dr. Artur Vargas (Ceav) na noite desta quarta-feira,12, para prestigiar a cerimônia de início de novos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Entre os presentes estavam alunos e seus familiares, além de autoridades, como o secretário de Ação Social, Leandro Silva, a subsecretária de Ação Social, Miriam Mouzinho, a subsecretária de Educação, Ciências e Tecnologia, Inês Tenório, o secretário de Defesa Civil, Marco Oliveira, representantes da secretaria de Atividades Econômicas e representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Leandro Silva destacou que a educação é uma das prioridades do governo.

— A prefeita Conceição está investindo incansavelmente na educação do nosso município, com a contratação de professores e disponibilizando novos cursos profissionalizantes do Pronatec. Essas atitudes beneficiam o jovem, o pai de família e a população em geral — disse Leandro Silva.

A coordenadora do Senac Angra, Roberta Zoe, afirmou que a intenção da iniciativa é focar na empregabilidade

— O mercado está aquecido, porém o que falta na maioria das vezes, é mão de obra qualificada para atender a demanda e é aí que entram estes cursos, para dar condições ao trabalhador de exercer suas funções — disse.

Os alunos que participaram da aula inaugural de ontem foram selecionados após inscrições realizadas no mês de abril deste ano e agora ingressam nos cursos de auxiliar de recursos humanos, auxiliar administrativo, camareira em meios de hospedagem, recepcionista em meios de hospedagem e recreador.

Vale lembrar que desde abril outros alunos já estão freqüentando os cursos de almoxarife, pedreiro de alvenaria estrutural, pedreiro de revestimento em argamassa e costureiro industrial do vestuário.

Até o momento, foram oferecidas 360 vagas, divididas entre os cursos de almoxarife, pedreiro de alvenaria estrutural, pedreiro de revestimento em argamassa, costureiro industrial do vestuário, auxiliar de pessoal, auxiliar de recursos humanos, auxiliar administrativo, camareira em meios de hospedagem, recepcionista em meios de hospedagem, recreador, ajudante de obras, carpinteiro de obras e pintor de imóveis.

Ainda estão abertas até o próximo dia 19, as inscrições para os cursos de confeccionador de lingerie e moda praia, mecânico de motores ciclo Otto e armador de ferragem, totalizando 60 vagas.

A Secretaria de Ação Social garantiu que até o final do ano serão oferecidos outros cursos, que terão divulgação prévia.

O Pronatec é uma iniciativa do governo federal e oferece cursos voltados prioritariamente para a população de baixa renda, com o objetivo de capacitá-la para o mercado de trabalho, possibilitando a geração de renda e melhorar a qualidade de vida das famílias. Todos os cursos são oferecidos gratuitamente, incluindo material didático, transporte e alimentação.