terça-feira, 16 de abril de 2013

Novo Cais do Pontal é entregue à população






Os moradores da Ilha da Caieira e do Pontal tiveram uma manhã de festa, hoje, 16, com a inauguração do Cais Público do Pontal. A prefeita Conceição Rabha fez questão de participar, por se tratar de uma obra muito esperada pelas comunidades da redondeza. O vice-prefeito Leandro Silva, o secretário de Pesca Júlio Magno e a vereadora Cássia Caldellas também prestigiaram o evento, junto com os moradores.

A obra foi conduzida pela Secretaria de Pesca, em conjunto com a Subsecretaria de Serviço Público, Subsecretaria de Parques e Jardins e alguns parceiros da iniciativa privada. O cais, agora com 20m de comprimento, teve a sua peça estrutural trocada e a base modificada, no formato de um trapézio. Esse novo formato facilitara a carga e descarga do setor pesqueiro e embarque e desembarque dos moradores, simultaneamente.

O antigo cais tinha a estrutura muito comprometida, fazendo com que os munícipes usassem de favor, o cais vizinho de uma área particular. A reconstrução era uma reivindicação antiga da comunidade. A nova estrutura dará mais segurança, conforto e dignidade para os usuários.

Conceição Rabha, que chegou cedo para conversar com os moradores do local, destacou a obra como uma conquista.

— Estamos avançando nas realizações e aos poucos organizando o município. Esse cais tem grande importância não só para os pescadores e moradores, mas também para os estudantes que o utilizam para ir à escola. Ele dará acesso à cidadania, saúde, educação e cultura — acrescentou a prefeita. Ela ainda agradeceu a todos pela colaboração e a unificação entre as secretarias.

O vice-prefeito Leandro Silva ressaltou aos usuários para que cuidem do patrimônio, que é de todos. O secretário Júlio Magno adiantou que o local será o primeiro a receber um ponto de barco, com banheiros. Esse projeto está em andamento e poderá ser realizado ainda neste ano.

Outros cais como o da Praia Vermelha, Araçatiba, Matariz, Bananal e Enseada das Estrelas, também receberam reparos nas estruturas em 2013-04-16.