quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Transporte para a Ilha Grande pode mudar


Um representante da empresa CCR Barcas participou, na semana passada, da reunião ordinária do Conselho Municipal de Turismo e aproveitou para anunciar novidades no transporte marítimo entre o centro de Angra dos Reis e a Ilha Grande. A CCR esteve na reunião a convite do presidente da TurisAngra, Kaká Gibrail, e ouviu pedidos dos empresários do trade turístico municipal, sobretudo por mais fiscalização.

O gerente de atendimento da CCR Barcas, Mário Goés, explicou que a empresa possui a concessão para operar o serviço náutico de passageiros em todo o Estado e que a operação para a Ilha Grande está sendo reavaliada. Uma das mudanças em análise será o reforço na estrutura do cais de concreto da Vila do Abraão. Outro projeto em adiantado estudo é a possibilidade de as barcas utilizarem alternativas para embarque e desembarque, deixando o cais atual apenas para serviços como os de coleta de lixo e chegada de pescado.

No continente também há mudanças em análise, uma delas é o plano da empresa para deixar o Cais da Lapa e passar a fazer sua operação no Cais de Santa Luzia, possivelmente onde ocorre hoje o desembarque de pescado. Mário Góes informou ainda que a embarcação 'Brisamar' está passando por reformas e que, em breve, a 'Itaipu' também será revitalizada. A CCR Barcas garantiu que, em no máximo dois anos, novas embarcações estarão atendendo á cidade.

A pedido do Conselho Municipal de Turismo, a empresa também vai avaliar a possibilidade da venda antecipada de passagens, já que, segundo os empresários, muitas vezes os turistas no Abraão acabam sem a possibilidade de voltar para o continente nas barcas, pois os visitantes que vão e voltam no mesmo dia acabam por lotar as embarcações, dificultando a volta daqueles que ficam dias hospedados na Ilha Grande. Outras questões que serão avaliadas são a mudança em horários, as regras do Bilhete Único e a volta de uma tarifa diferenciada para finais de semana e feriados. A CCR Barcas comprometeu-se a debater as propostas e o serviço da empresa com os moradores da Vila do Abraão.

Empresários pedem mais fiscalização

Durante a reunião do Conselho, o trade turístico também pediu reforço na fiscalização dos serviços de turismo que, segundo eles, ainda apresentam problemas como a informalidade. O presidente da Fundação de Turismo, Kaká Gibrail, informou que as primeiras mudanças já estão acontecendo, em especial com a lotação de fiscais na estrutura da TurisAngra. Antes, segundo ele, as ações de fiscalização dependiam de outros órgãos.

Kaká também prometeu convidar os empresários dos cinco corredores turísticos da cidade (Ponta Leste, Sul, Estrada do Contorno, Ilha Grande e Centro) para conhecerem melhor a realidade de cada um dos corredores, além de expor projetos da Fundação e planejar, em parceria, as ações para 2013.