quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Seleção de professores tem 1.100 inscritos



A Prefeitura de Angra, através da secretaria de Educação, realizou no sábado, 23, a primeira etapa do Processo Seletivo Simplificado para a contratação temporária de professores, destinados às unidades escolares da rede pública municipal. As provas de redação foram  realizadas nas escolas municipais Santos Dumont e Tereza Pinheiro, ambas na Japuíba, para docentes I (de 1ª a 5ª série, do primeiro segmento do Ensino Fundamental) e na escola municipal Prof. Tânia Rita Teixeira, no Belém, para docentes II (de 6ª a 9ª, do segundo segmento) e pedagogos. O concurso de seleção de professores teve autorização do Poder Judiciário e foi feito sob o regime celetista (CLT). A seleção pública foi a forma mais democrática e transparente encontrada pelo Governo Municipal para reintegrar de forma imediata, o quadro de professores. Ainda este ano, a secretaria de Educação fará um Concurso Público pelo regime Estatutário.

O edital da seleção foi publicada no Boletim Oficial do último dia 8 de fevereiro. A seleção constou de uma prova de redação cujo tema foi sorteado minutos antes do início da prova, entre seis temas possíveis.  Todo o processo de seleção está sendo acompanhado por uma comissão integrada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sinspmar) e pelo Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe). O sorteio do tema da redação também teve a presença da própria secretária de Educação, Cláudia Nogueira Rodrigues.

O tema sorteado foi 'Gestão democrática e participativa: desafio e conquistas para o cotidiano escolar'. O intuito de ter a presença de pessoas de fora da administração, no acompanhamento das etapas do concurso visa justamente garantir a democracia e a transparência. O vice-presidente do Sinspmar, Flaviano Eugênio, participou não só do sorteio do tema como ficou, durante todo o período de prova, visitando as salas.

A secretária de Educação ressaltou que essa seleção foi a primeira feita desta maneira, através de prova e com viés amplamente democrático, assegurando a participação de todos os interessados. Tanto que houve mais de mil inscrições para as 38 vagas em aberto.

— Antes o processo seletivo era feito através de indicações. Dessa forma, através da CLT, não há indicações e todos têm as mesmas chances, além de ser bastante transparente. Cada profissional conta apenas com a sua capacitação e a sua experiência — destacou Cláudia.

O resultado final da seleção e a convocação dos aprovados será publicada no Boletim Oficial do próximo dia 15 de março.