quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Secretário fala dos trabalhos da Ação Social em reunião na Câmara




O secretário Municipal de Ação Social, Leandro Silva esteve no Plenário da Câmara de vereadores de Angra dos Reis na tarde desta terça-feira, dia 26, onde participou de uma reunião da Comissão Permanente de Ação Social, presidida pela vereadora Maria do Carmo Aguiar (Lia), do PT que contou também, com a presença do vereador Jean Carlos (PDT).

Durante o encontro foram apresentados os trabalhos realizados e oferecidos pela secretaria nestes primeiros dois meses de 2013. Leandro Silva e sua equipe explicaram o funcionamento dos equipamentos e das metas traçadas para os próximos meses.

O secretário iniciou sua apresentação falando das dificuldades encontradas por ele e sua equipe técnica ao assumir os cargos em janeiro: “Temos uma missão nada fácil à frente da secretaria. Assim que assumimos, encontramos á nossa disposição apenas dois colchonetes e nenhuma cesta básica. Um desafio enorme, pois iniciamos um ano com muitas chuvas por todo o município, mas conseguimos atender a demanda com muito trabalho” afirmou Leandro.

O secretário fez um breve comentário sobre cada um dos projetos oferecidos, como os destinados à 3ª idade, Projovem Adolescente, Teclar, Gol Social, Aluguel Social, Bolsa Família e outros benefícios sociais como o auxílio funeral, auxilio maternidade e leite social, que estão funcionando normalmente.

De acordo com a secretaria de Ação Social (SAS), a intenção é ampliar os projetos já existentes e buscar outras parcerias junto ao governo do estado e federal para atender o maior número de munícipes dando-lhes mais dignidade.

- Pretendemos aumentar a quantidade de participantes nos núcleos de atendimento á 3ª idade. Implantar o Projovem Trabalhador, inserir mais alunos no nosso programa de inclusão digital que ensina informática gratuitamente e no Gol Social, que atende atualmente cerca de 800 crianças, entre outros avanços – disse o secretário.

A Casa Abrigo e Centro de Atenção passarão por qualificação e orientação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)

O trabalho de abordagem feito com a população de rua também terá atenção especial por parte da secretaria.
Ainda durante a reunião na Câmara foi abordada a intenção de mudança de endereço do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), que atualmente funciona no Parque das Palmeiras. De acordo com a subsecretária de Ação Social, Mírian Mouzinho, estuda-se a possibilidade de transferência da unidade para o Centro da cidade para facilitar a participação dos usuários.

No final do encontro, Leandro Silva aproveitou para agradecer o empenho da equipe que se mobilizou no apoio às vitimas das chuvas do início do ano, dando suporte aos desabrigados. Ele lembrou que foram contabilizadas e destinadas cerca de 7 toneladas de donativos para a população atingida, caracterizando uma resposta rápida aos moradores.

A vereadora Lia, encerrou a reunião, [transmitida ao vivo pela TV Câmara] falando que outras reuniões serão agendadas para esclarecer dúvidas da população e que os laços entre a Casa Legislativa e a secretaria serão estreitados através de vários encontros ao longo do ano.