quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Prefeitura se reúne novamente com a Ampla



A prefeita de Angra dos Reis, Conceição Rabha, recebeu um grupo de vereadores e representantes da distribuidora de energia Ampla S.A., nesta quarta-feira, 27, no Salão Nobre da prefeitura, para avaliar o plano de investimento da empresa para o município. O objetivo é melhorar o serviço de fornecimento de energia, que tem deixado muito a desejar na opinião da população e do poder público. O vice-prefeito Leandro Silva também participou do encontro. A reunião foi um desdobramento de outro encontro, realizado no dia 8 deste mês, com a participação do secretário de Estado do Desenvolvimento, Júlio Bueno.

Os representantes da empresa apresentaram o que chamaram de “plano de contingência 2013-2017”, que inclui os investimentos que serão feitos nos próximos cinco anos. O plano inclui ações para evitar falhas no fornecimento de energia e também para minimizar problemas. No total, serão investidos R$ 200 milhões neste período.


Dentre as soluções para se evitar os problemas, a Ampla afirmou que vai desenvolver e implantar um padrão de rede com maior resistência mecânica, o que, de acordo com os técnicos, pode dar maior estabilização contra quedas de árvores, uma das principais causas de problemas com o fornecimento de energia, segundo a empresa; também será feita uma readequação na rede aérea, de modo a minimizar os impactos do contato com a vegetação; além de um plano de poda e da substituição de parte da rede aérea por rede subterrânea em alguns pontos.

Para minimizar os impactos das falhas, são propostas da empresa a construção de novas subestações e linhas de transmissão, a construção de novos alimentadores e de trechos da rede para integração, instalação de equipamentos telecomandados para interligações e de um segundo circuito para travessia submarina, o que beneficiaria os moradores da Ilha Grande, local que é um dos mais prejudicados pelas quedas de energia.

A Ampla apresentou também algumas ações pontuais de curto prazo que já foram feitas de janeiro para cá, como a instalação e substituição de postes, transformadores e cabos em diversas localidades do município, além do reforço de seu contingente para garantir a qualidade do fornecimento durante o Carnaval. Também foram apresentadas ações que fazem parte do trabalho de responsabilidade social da empresa, como o cadastramento de famílias pobres na tarifa de baixa renda, substituição de geladeiras para famílias de baixa renda, atendimentos do Ampla Móvel e a Rede de Liderança, que visa reconhecer e atender as necessidades principais das comunidades no que diz respeito à iluminação e fornecimento de energia.

– Estamos aqui buscando a melhoria da qualidade do serviço, para que ele seja mais efetivo para a população. O plano de investimento apresentado parece contemplar Angra dos Reis de ponta a ponta e vamos cobrar – avaliou positivamente a prefeita Conceição.

Fonte: PMAR