quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Vice-prefeito participa de comemorações da Semana do Idoso

 Investimentos em atenção e entretenimento para a terceira idade






A Prefeitura de Angra, por meio da Subcoordenadoria Especial de Atenção à Terceira Idade da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, realizou nesta terça-feira, 29, a abertura das comemorações em alusão ao Dia do Idoso. Um baile de carnaval fora de época, com a presença do Bloco Feliz Idade, agitou os Núcleos de Convivência da Terceira Idade no Clube Curió, no Parque das Palmeiras. As comemorações seguem até o dia 30 de outubro.
Cerca de 300 idosos, ligados diretamente aos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), distribuídos pelos bairros Monsuaba, Balneário, Campo Belo, Nova Angra, Belém, Bracuí, Frade e Parque Mambucaba, participam dos momentos de confraternização nos Núcleos de Convivência e, além disso, participaram de oficinas dentro dos Cras. No local, eles ainda recebem atendimento psicossocial e direcionamentos ligados à saúde, habitação e outros serviços oferecidos pelo município. Para o vice-prefeito, Leandro Silva, a semana do idoso é um bom momento de conscientização e de chamar a atenção da população para os direitos da pessoa da terceira idade.

-  A prefeitura tem tentado firmar políticas públicas para a pessoa idosa. Este mês, no qual estamos chamando a atenção da sociedade para o acolhimento e o respeito aos idosos, será um bom momento de reflexão para toda a sociedade. Deixar essas pessoas confinadas em casa é prejudicial à saúde delas, por isso a prefeitura se preocupa e busca inserir entretenimento, qualidade na saúde pública e trabalhar a questão de conscientização das pessoas – enaltece Leandro.
O Dia Internacional do Idoso foi instituído em 1991 pela Organização das Nações Unidas e é comemorado no dia 1º de outubro, com a proposta de sensibilizar mundialmente a sociedade para as questões do envelhecimento. No Brasil, esta data é marcada pela conquista do Estatuto do Idoso, instituído em 2003. Este documento regulamenta os direitos da pessoa idosa e tem como objetivo proteger e fortalecer essa crescente parcela da população, garantindo assim o seu pleno exercício da cidadania.

Para a integrante do Núcleo de Convivência do Balneário, Maria Botelho, de 66 anos, as atividades oferecidas pela Subcoordenadoria da Terceira Idade são mais do que diversão.

- Todas as atividades das quais participamos são mais do que diversão, elas contribuem para a nossa saúde e nosso bem-estar, pois nos divertimos e fazemos muitos amigos. Só o fato de sairmos de casa para essas comemorações, já é uma felicidade muito grande. A nossa maior tristeza é saber que uma boa parte da sociedade não nos respeita, seja no caminhar pelas ruas ou no ceder um assento no ônibus, mas tenho fé que conseguiremos reverter essa dura realidade – finaliza dona Maria.

Foto: Felipe de Souza