sábado, 10 de outubro de 2015

Vice-prefeito participa da abertura da programação do Outubro Rosa

LEANDRO SILVA PARTICIPA DA CAMINHADA ROSA



A abertura da programação alusiva ao Outubro Rosa aconteceu na quarta-feira, 7, com o salão da Casa Larangeiras cheio de mulheres e homens interessados pela causa. O movimento popular foi criado nos EUA, em 1990 e, em Angra, foi instituído pela lei municipal nº 2.994, sancionada pela prefeita Conceição Rabha em janeiro de 2013, dedicando ações preventivas à integridade da saúde da mulher. Além da prefeita, compuseram a mesa o vice-prefeito Leandro Silva, a vereadora Lia, presidente da Comissão de Direitos das Mulheres da Câmara Municipal; a coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Marilene Dopazo; a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Neuza Nardelli; a delegada da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), Tatiana Queiroz; dentre outros representantes. Após a abertura, as mulheres saíram em passeata até o Convento do Carmo
Neste ano, o tema é “Para Tocar Fundo no Peito”, justamente para incentivar as mulheres a fazerem o autoexame da mama. A prefeita Conceição Rabha destacou a importância da conscientização e prevenção do câncer de mama, que afeta tantas mulheres no município. Ela ressaltou também as ações que têm sido feitas para melhor atender o munícipe, em especial as mulheres.

– Neste mês temos que fazer uma reflexão, para nos dedicarmos mais à nossa saúde, fazendo o autoexame periodicamente. Nós avançamos muito na questão da saúde da mulher, oferecendo a elas ações que visam a qualidade de vida, com as academias ao ar livre, o atendimento direcionado e o aumento nas realizações de mamografia. Estou muito feliz com a concretização do Centro Ontológico de Angra dos Reis. Com ele os nossos pacientes vão poder se tratar na cidade – acrescentou Conceição Rabha.

Para a gestora da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, Marilene Dopazo, o mês é para alertar sobre a doença, mas o toque tem que ser feito sempre, em todos os outros meses.
– Teremos diversas ações voluntárias e de adesão, voltadas à prevenção do câncer de mama e esclarecimentos de como funciona a legislação para as portadoras da doença. Neste mês conseguimos atingir mais mulheres e conscientizá-las sobre o câncer. Queremos tornar comum a prática do autoexame entre as mulheres – explicou Marilene Dopazo.
Após o evento de abertura, as participantes puderam se confraternizar com uma lanche da tarde e, depois, seguiram em caminhada, distribuindo panfletos informativos até o convento.
Estavam presentes também o presidente da Cultuar, Délcio Bernardo; o presidente do Saae, Marcos Mafort; a secretária de Fazenda, Antoliella Lopes; a representante do Núcleo da Saúde da Mulher, da Secretaria de Saúde, Flávia de Azevedo; e representantes das entidades Associação das Técnicas de Enfermagem em Ação (Atea), Associação de Amigos do Deficiente Físico (Aadef), Associação das Deficientes Visuais (Apadev), Associação de Mulheres de Indústria Naval (Amin), Mulheres Comunitárias em Ação, Associação das Mulheres do Bracuí, Associação de Mulheres Determinadas, Revifé, PIB Japuíba, Pastoral da Mulher e o público que aderiu ao evento.

PROGRAMAÇÃO:

Dia 5, às 19h – Palestra sobre o câncer de mama, na Igreja Assembleia de Deus (Madureira).
Dia 7, às 14h – Abertura oficial do Outubro Rosa, na Casa Larangeiras; às 17h, Caminhada Rosa, até o Convento do Carmo. Concentração na Casa Larangeiras.
Dia 8, das 9h às 17h – Evento com a Embeleze, na Praça da Matriz, com atividades e oficina do lenço.
Dia 9, às 6h - Panfletagem sobre o Câncer de Mama, na portaria da Brasfels; às 14h, palestra sobre o assunto para as trabalhadoras da empresa, no auditório da Brasfels.
Dia 10, às 10h – Caminhada Rosa, na Japuíba. Concentração no Campo da Porteira. Às 9h haverá o BaileRosa e a posse na Associação de Mulheres do Bracuí, no Salão Comunitário da Santa Rita.
Dia 11 (domingo) – Haverá missa de ação de graças em todas as igrejas católicas.
Dia 13, às 18h30 – Palestra “Câncer de mama: um desafio atual”, com a participação de profissional do Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Plenário da Câmara Municipal. O evento será televisionado.
Dia 14, às 19h – Palestra sobre o câncer de mama, na Japuíba, no salão da Igreja Católica.
Dia 15, às 14h - Palestra sobre o câncer de mama, no Cras do Campo Belo, às 19h, no Clube Sosiga, em Garatucaia.
Dia 17, às 8h – Palestra “A violência psicológica e o câncer de mama”, no auditório do Colégio Naval. Às 10h, haverá a remada pela vida, no cais do Colégio Naval. No mesmo dia, às 15h, palestra sobre o câncer de mama, no sítio da Isabel Moreira, no Bracuí.
Dia 18 (domingo) – Haverá culto em todas as igrejas evangélicas.
Dia 19, às 8h - Palestra sobre o câncer de mama, no Cras de Monsuaba; às 19h na Igreja São José Operário, no Village.
Dia 20, às 14h - Palestra sobre o Câncer de Mama, no salão da Igreja Católica do Frade. Às 18h30, palestra “Leis de proteção ao portador de câncer”, no Plenário da Câmara Municipal. O evento será televisionado.
Dia 21, às 14h - Palestra sobre o câncer de mama, no Clube Curió, no Balneário; às 19h, palestra na Igreja Congregacional de Jacuacanga (perto da Creche).
Dia 22, às 14h - Palestra sobre o câncer de mama, no Convento do Carmo.
Dia 23, às 14h - Palestra sobre o câncer de mama, no posto de saúde do Parque Mambucaba. Dia do Lenço.
Dia 24, às 15h – Chá Rosa, com momento Mary Kay, na PIB Japuíba.
Dia 25 – Domingo do Lenço – Celebrações nas igrejas católicas e evangélicas que aderirem ao OutubroRosa, com a arrecadação de lenços.
Dia 26, às 14h - Palestra sobre o câncer de mama, no Cras do Belém; às 19h, na Universidade Estácio de Sá, em Jacuecanga.
Dia 28, às 14h – Palestra sobre o câncer de mama, no sítio da Deise, na Água Santa.
Dia 29, às 19h – Palestra sobre o câncer de mama, na Associação de Moradores, Vila Nova da Japuíba.
Dia 30, das 13h às 20h – A Avon Cuida de Você, com oficinas de maquiagem, na Praça Zumbi dos Palmares. No mesmo dia acontece, às 15h, o Desfile da 3° Idade, na Casa Laranjeiras; às 17h, a Happy Hour Rosa e às 20h, Festa Rosa, com banda ao vivo, ambos na Praça Zumbi dos Palmares.
Dia 31, das 9h às 14h – Atea e você, na luta pela saúde, na Porteira. Às 14h, Palestra sobre o Câncer de Mama, Igreja Filadélfia, na Japuíba.
Dia 3 de novembro, às 18h30 – Palestra “Rede de apoio aos portadores de câncer”, no plenário da Câmara Municipal. O evento será televisionado. Encerramento do Outubro Rosa.