Na última sexta-feira, 24, a prefeita Conceição Rabha e seu vice Leandro Silva, acompanharam o presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Angra dos Reis (Saae/AR), Marcos Mafort, em visita às obras da barragem da Banqueta. Os chefes do Executivo ficaram orgulhosos ao constatar que mesmo antes da conclusão das obras, o reservatório já apresentava volume superior ao registrado nas últimas semanas, mostrando o resultado positivo da dragagem, que acumulou na parte mais funda, cerca de três metros de água, devido às recentes chuvas que caíram no município.
- Essa visita é muito importante para nós que vimos como estava essa barragem antes e como está agora. O racionamento levou a implantação do decreto e a gente pede que a população continue economizando. Não é porque vai ter mais água na torneira que vamos deixar de cumprir as regras do decreto. Parabéns e obrigada a todos que estão empenhados nesta ação que tem como objetivo melhorar os serviços prestados à população - agradeceu a Prefeita.
O Saae/AR continua com as obras na barragem da Banqueta, que pertence a Cedae, com o objetivo de oferecer melhoria no sistema de abastecimento de água que atende os bairros da Grande Japuíba, Centro, Morros do Centro, Balneário e Parque das Palmeiras, localidades atendidas pelas duas companhias. Esta obra, que deve ser entregue nos próximos dias, aumentará a capacidade de armazenamento em mais de 4 milhões de litros.
- A importância dessa obra é grande, pois com o aumento de reservação, a população ganha mais alguns dias de água na torneira em períodos de estiagem prolongada. Lembramos que a atenção para o não desperdício deve continuar, pois a mudança climática está fazendo com que nossa região perca sua característica de cidade chuvosa. A mudança de hábitos é fundamental - alerta Mafort
O serviço está sendo executado com recursos e equipe próprios do Saae e da Subsecretaria de Serviços Públicos, que também promovem a manutenção do sistema de comportas e volantes e troca das telas de proteção. Para o trabalho foi escalada uma equipe de 15 pessoas, entre técnicos, encarregados, auxiliares de saneamento e operadores de máquinas pesadas. A operação envolve a retirada de cerca de 2 mil m³ de areia, que estava sedimentada no fundo da barragem da Banqueta.
Esta barragem foi construída pela Cedae há mais de 20 anos e esta é a primeira vez que recebe obras de melhorias e manutenção geral, uma iniciativa da prefeitura municipal, através do Saae/AR, que visa beneficiar a melhoria da qualidade de abastecimento para os munícipes.
- A barragem não foi somente dragada, estamos recuperando e fazendo uma manutenção geral. Esta reforma é um símbolo que mostra que nós temos condição, com a nossa equipe, de cuidar da nossa cidade, nós temos profissionais para isso. Estou convencido que nós precisamos assumir a água e o esgoto do município - declarou Leandro.
Estiveram presentes também os secretários Robson Marques e Marcelo Oliveira, Governo e Atividades Econômicas, respectivamente, o Vereador Eduardo Godinho, os diretores do Saae, Elzádio Ferraz e Ilton dos Santos, entre outros.