segunda-feira, 31 de março de 2014

Rio Mambucaba receberá obra de enrocamento





A prefeita de Angra dos Reis, Conceição Rabha, assinou na última sexta-feira, 28, o ordem de serviço para o início da obra de enrocamento e contenção da margem do rio Mambucaba, na altura da rua Dolor Barreto, no Parque Mambucaba. Antes a prefeita reuniu-se com moradores da localidade conhecida como Paraíso, para dar detalhes da obra e dos investimentos da Prefeitura no bairro. Só no enrocamento do rio serão investidos mais de R$ 1,1 milhão, oriundos de parceria com o Governo Federal.

— Os moradores dessa região do entorno do rio estão sempre aflitos quando temos período de cheias. Desde o primeiro dia de governo, estou buscando parceria necessária para este e outros investimentos aqui e em todo o município. Esta obra é um desejo antigo da comunidade e com muita luta conseguimos a liberação dos recursos para que fosse realizada – disse a prefeita Conceição.

No encontro com os moradores, a prefeita também lembrou de outros investimentos previstos para o Parque Mambucaba nos próximos meses, como as obras de saneamento de todo bairro, com recursos do PAC 2, do Governo Federal, e os investimentos em infraestrutura previstos no convênio com o Governo do Estado, por meio do programa Somando Forças. Pelo menos 40 ruas serão beneficiadas. O convênio está em fase de projeto e depende de liberação dos recursos pelo Estado.

O secretário municipal de Obras, Jefferson Deccache, explicou que a técnica utilizada na obra do rio Mambucaba é a mesma aplicada no rio Bracuí, com previsão de conclusão em até três meses.

— O enrocamento é um maciço composto por blocos de rocha compactados com o objetivo de fazer uma proteção contra a erosão provocada pelas ondas formadas no reservatório de água e pelo movimento de subida e descida da maré. Depois de pronto, o enrocamento oferecerá mais segurança à população – explicou Decacche.