terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Prefeita e vice participam da abertura do ano legislativo







A prefeita de Angra dos Reis, Conceição Rabha, participou nesta terça-feira, 18, da sessão de reabertura dos trabalhos da Câmara Municipal angrense. Foi a segunda vez que Conceição aceitou o convite do presidente da Casa, Jorge Eduardo Mascote, para comparecer à sessão inaugural. Ela aproveitou a ocasião para fazer um balanço das ações da Prefeitura no ano passado e indicar projetos e iniciativas que serão realizadas em 2014. Ela evitou falar em problemas, como fizera no ano passado, ao destacar a pesada herança de dívidas encontrada no início da gestão.

— A população sabe bem dos desafios que estamos enfrentando e sabe também como a disputa política em Angra é dura. Desde que assumimos, interesses têm sido contrariados e grupos políticos que abusaram do Poder na cidade já não dão mais as cartas. Isso incomoda — disse a prefeita.

O vice-prefeito Leandro Silva também acompanhou a sessão de reinício. Tanto ele como a prefeita Conceição são ex-vereadores e conhecem bem o dia a dia do Legislativo.

— Eu e a prefeita temos um respeito enorme pela Câmara Municipal. Os vereadores encontram no nosso Governo, a porta aberta para encaminhar as demandas da população e é bom estarmos aqui de volta nesta Casa — disse Leandro.

Em seu discurso, Conceição destacou algumas ações importante realizadas em 2013 como a abertura da Policlínica da Cidade e do Hospital Geral da Japuíba, além de investimentos como a reforma da estrada da Caputera, obras de contenção e dragagem nos rios da Japuíba e Pontal e a aprovação do primeiro programa habitacional do projeto Minha Casa Minha Vida. Comentou ainda a conquista de R$ 40 milhões em investimentos do PAC 2 para o saneamento em Mambucaba e a faculdade de Medicina da cidade, que deve tornar-se realidade no início de 2015. Sobre as ações deste ano na Saúde, Conceição disse que a prioridade é a atenção básica e a contratação de médicos.

— Não sou indiferente aos pedidos da população. Nem eu, nem ninguém da equipe da Saúde. Por isso estamos buscando mais médicos, com apoio do Governo Federal. Estamos na iminência de receber mais profissionais e vamos continuar demandando médicos, torcendo para que aceitem trabalhar para o Poder Público — disse Conceição, admitindo que nos finais de semana, a falta de médicos tem causado vários transtornos.

A prefeita previu que até o final do ano, o número de unidades do Saúde da Família nos bairros chegue a 70. Hoje são 51 e no início do ano passado eram apenas 19. Com o aumento do número de unidades ESFs serão criadas as Clínicas da Família em Mambucaba, na Japuíba e no Centro da cidade.

Sobre Educação, a prefeita disse que uma das prioridades é melhorar a infraestrutura já que o número de alunos tem crescido mais que a rede. Ela adiantou que oito grandes escolas serão reformadas com recursos da Eletronuclear e que este ano serão concluídas as obras do Cemanee (para a educação especial) e das novas escolas da Sapinhatuba III e Balneário.

Outro tema abordado foi a questão da água e esgoto. A prefeita parabenizou as equipes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) pelos investimentos feitos em 2013 para aumentar a capacidade de armazenamento e distribuição de água na cidade. Para a prefeita isso impediu que a estiagem causasse um colapso no fornecimento de água no Verão. Em breve encontro com servidores da autarquia, ao sair da sessão, a prefeita também descartou uma eventual privatização da autarquia.

— Creio que vamos superar o impasse com o Governo do Estado em relação à Cedae e já temos quase R$ 100 milhões em contratos praticamente fechados para investimento em saneamento. Esse será um importante legado da nossa gestão — previu ela.

Encerrando o discurso, a prefeita ainda referiu-se rapidamente aos servidores públicos municipais e desejou sorte aos vereadores, afirmando que não tem adversários na Casa e que espera que as discussões no Poder Legislativo tenham sempre como foco o interesse público, acima de interesses políticos ou pessoais.

Antes de discursar, a prefeita participou de uma rápida cerimônia de inauguração de um relógio de sol, recuperado pela atual Mesa Diretora da Casa. Além dela e do vice-prefeito, acompanharam a sessão também a presidente da Fundação de Turismo, Maria Silvia Rubio, o presidente do Saae, Mario Márcio Lemos, e o secretário de Governo, Robson Marques.