terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Pronto Socorro foi transferido para o Hospital Geral da Japuíba

A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Saúde, transferiu completamente na última sexta-feira, 10, o Pronto-Socorro Municipal (PSM) Ary Parreiras, que estava situado no Centro, para o Hospital Geral da Japuíba, sendo que no último final de semana, foram realizados 120 atendimentos à população. A medida teve o objetivo de oferecer conforto a quem necessita de atendimento médico de emergência, uma vez que as antigas instalações do Pronto Socorro estavam totalmente deterioradas.

— Esta mudança foi necessária para que o paciente tenha condições dignas de atendimento. Quando assumimos a gestão, foi nossa preocupação uma reforma completa no pronto-socorro do Centro, que funcionava de forma precária. A transferência da unidade de urgência e emergência para o Hospital Geral da Japúíba, além de proporcionar conforto ao paciente, faz com que o profissional de saúde tenha condições plenas de oferecer um atendimento de qualidade — explica Carlos Vasconcellos, secretário municipal de Saúde.

O Hospital da Japuíba está funcionando desde o final de dezembro passado. Sua construção começou em 2005, mas, no final de 2012, a antiga gestão municipal entregou o prédio e todos os seus equipamentos ao governo do estado. Em fevereiro de 2013, porém, a doação foi revertida pela prefeita de Angra dos Reis, Conceição Rabha. Com isso, o hospital retornou ao controle do município

Nesta fase inicial, a prefeitura levou para o hospital o pronto-socorro municipal, que funcionava até então na Santa Casa, além da clínica de imagens, a unidade para pacientes graves (UPG) e as enfermarias de adultos, infantil e pediátrica. O local que abrigava o antigo pronto-socorro passará por reformas e deverá ser um centro de tratamento oncológico, que será referência de tratamento do câncer em toda a região da Costa Verde. A população do Centro de Angra dos Reis tem como referência hospitalar a Policlínica da Cidade, situada na rua Moacir de Paula Lobo (Rua das Palmeiras), 75. Caso o cidadão apresente situação de urgência/emergência, será encaminhado ao Hospital Geral da Japuíba. Nos casos de emergência, o cidadão deve acionar o Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu), através do 192, que encaminhará o paciente à unidade que prestará o devido atendimento.