terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Combate à dengue continua em Angra dos Reis



A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Saúde, continua o combate à dengue por todo o município. Na última semana, a Diretoria de Vigilância Ambiental elaborou mais um Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (Lira), com o intuito de monitorar o mosquito transmissor da doença. Neste ano já foram notificados 17 casos de dengue no município, sendo que no ano passado foram confirmados 7.639, dos 8.212 casos notificados.

Segundo Romário Gabriel, diretor de Vigilância Ambiental, medidas estão sendo colocadas em prática, com o objetivo de impedir uma epidemia como a ocorrida no ano de 2013.

— 2013 foi um ano epidêmico. A epidemia iniciou-se no dia 20 de janeiro e terminou em 18 de maio, sendo que seu pico ocorreu no meio do mês de março. Informamos que é esperado que ocorram casos de dengue em Angra dos Reis, por ser tratar de uma doença endêmica na região. O que compete a todos na sociedade é garantir condições de controle do vetor para impedir o aumento de casos acima do esperado. No momento estamos fazendo visitas domiciliares, Lira, tratamento de pontos estratégicos e atendimento de reclamações. Atualmente a diretoria possui um número de telefone para recebimento de reclamações [24- 3377-7808]. Depois de recebidas, essas reclamações são encaminhadas para os setores e equipes responsáveis, onde cada situação é avaliada. Também estamos vedando caixas d’águas, realizando mobilização e educação em Saúde nas comunidades e instalando armadilhas (ovitrampas), nas localidades que possuem alto índice de infestação, além do carro fumacê – explica Romário.

A Secretaria de Saúde de Angra dos Reis tem a população como principal aliada no combate à dengue, tanto que, em novembro do ano passado, a campanha 10 minutos contra a dengue, que convida a população a ser colaboradora no que tange o controle do mosquito da dengue, teve grande adesão.

O projeto é inspirado em uma estratégia de controle do Aedes aegypti adotada em Cingapura que foi capaz de interromper o pico de epidemia no país com ações semanais da população, de apenas 10 minutos, dentro de suas residências, de apenas 10 minutos, para limpeza dos principais criadouros do Aedes aegypti.

O mosquito transmissor da dengue vive e se reproduz dentro das nossas casas. Agindo uma vez por semana na limpeza de criadouros, a população interfere no desenvolvimento do vetor, já que seu ciclo de vida, do ovo ao mosquito adulto, leva de 7 a 10 dias. Com uma ação semanal, é possível impedir que ovos, larvas e o mosquito cheguem à fase adulta, evitando a proliferação da doença.

Para orientar a ação de 10 minutos contra a dengue, um guia de checagem que destaca os 13 criadouros estratégicos no ambiente doméstico foi elaborado. O material destaca as principais medidas de prevenção e disponibiliza uma tabela para auxiliar na sua checagem semanal. Os agentes de combate às endemias e os agentes comunitários de saúde estão entregando o guia para a população e verificando o cumprimento das ações que o material orienta. Todos os bairros do município estão recebendo a campanha. Na próxima semana, será divulgado o calendário do fumacê.