segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Angra terá setor de oncologia




A prefeita de Angra dos Reis, Conceição Rabha, esteve na sexta-feira, dia 24, em Volta Redonda, acompanhada pelo deputado estadual Gotardo Netto, visitando o Hospital Jardim Amália (Hinja). A unidade de saúde pretende instalar um setor de oncologia em Angra, o que irá representar uma grande conquista para a saúde do município. Com isso, pacientes com câncer não precisarão mais viajar ao Rio de Janeiro ou Volta Redonda para receber tratamento. No mesmo dia, também em Volta Redonda, a prefeita se encontrou com o vice-governador Luiz Fernando Pezão, que estava lá para assinar convênios do Somando Forças com aquele município.

– Atualmente, pacientes de Angra dos Reis já fazem parte da lista de atendimento oncológico do Hinja. A proposta de levarmos o serviço para Angra nada mais é do que melhorar o atendimento e o tratamento, em sua presteza e rapidez, dando mais qualidade de vida aos pacientes – afirma Gotardo – Os pacientes de Angra dos Reis que recebemos em Volta Redonda relatam o mal-estar decorrente da viagem – completa o deputado.
Com o setor de oncologia do Hinja em Angra, ganham os pacientes e também seus familiares, que vão poder acompanhar o tratamento mais perto de suas casas.  A Prefeitura de Angra também sai ganhando, pois é ela quem arca com o custo do transporte de pacientes para outros municípios, o que inclui combustível, horas extras de motoristas, hospedagem e alimentação.

A prefeita Conceição elogiou bastante a estrutura do Hinja. Além do setor de oncologia, que atualmente é referenciado para receber pacientes de toda a região, incluindo Angra, Mangaratiba e Paraty, ela visitou outros setores, como UTI neonatal, centro cirúrgico, enfermarias etc. O Hinja possui mais de 40 anos de tradição e serviços prestados na área de saúde. Atualmente, seu setor de oncologia possui mais de 700 paciente cadastrados, de vários municípios da região, recebendo atendimento especializado. O hospital continua a investir no setor. Em agosto deste ano, a oncologia do Hinja será contemplada com serviço de radioterapia.

O setor de oncologia será instalado na Santa Casa e irá incluir quimioterapia, sala para manipulação de medicamentos, farmácia oncológica e enfermarias. Tudo para que o tratamento seja totalmente feito em Angra. Enquanto a oncologia clínica ficará na Santa Casa, a oncologia cirúrgica deverá funcionar no Hospital da Japuíba. A prefeitura terá custo zero pela implantação dos serviços, e o atendimento será gratuito, pelo SUS.

– Será feita uma reforma, uma adequação do espaço da Santa Casa, e a previsão é que no segundo semestre nós já tenhamos o setor de oncologia lá. Já estou encaminhando ao Ministério da Saúde o pedido de credenciamento pelo SUS. O mais importante é amenizarmos o sofrimento dos pacientes que precisam deste serviço – afirma Conceição. De acordo com a prefeita, o pronto-socorro da Santa Casa dará lugar ao novo setor.

Em 2012, a Santa Casa chegou a inaugurar um setor de oncologia, mas que, por questões de inadequação, não foi credenciado pelo Ministério da Saúde. Algumas das razões foram a falta da capela, local onde é feita a manipulação do medicamento, e o espaço, considerado inadequado.

Nesta terça-feira, dia 28, um representante do Hinja virá a Angra dos Reis para visitar as instalações do Hospital da Japuíba e da Santa Casa e acertar, junto com a prefeita, questões burocráticas para concretizar a parceria.

ENCONTRO COM PEZÃO

Após a visita ao Hinja, a prefeita Conceição esteve com o vice-governador Pezão, que foi a Volta Redonda assinar convênios que liberam verbas para aquele município através do programa Somando Forças. No total, estão sendo investidos R$ 13,8 milhões para as áreas de saúde, prevenção de enchentes, abastecimento de água e iluminação.

Pezão também fez um balanço dos investimentos feitos pelo governo do estado na região Sul Fluminense. O encontro contou com a presença de deputados e prefeitos da região.

Conceição aproveitou a oportunidade para conversar com o vice-governador sobre os investimentos que Angra precisa e pedir a vinda do caminhão do Hemorio para o município.

– Estamos com casos de pacientes de Angra com leucemia, sendo tratados no Rio, além daqueles que precisam ser operados lá. Nesses casos, as doações de sangue devem ser feitas no Rio. Levar pessoas de Angra para doar sangue no Rio tem sido complicado para nós. Além disso, as quedas de energia por conta dos problemas que tivemos com a Ampla fizeram com que perdêssemos nosso estoque. Com a vinda do caminhão, as doações poderão ser feitas em Angra – explica a prefeita.