terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Pronatec forma novos profissionais no município





A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Ação Social, em parceria com o Senai, realizou na segunda-feira, 16, no Centro Educacional Dolores, na Rua das Flores, Parque Mambucaba, a entrega dos certificados aos alunos que concluíram os cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

No total, foram certificados 53 alunos, que concluíram os cursos de ajudante de obras, carpinteiro de obras e armador em ferragens. Na ocasião, também ocorreu a aula inaugural das novas turmas de armador em ferragens e carpinteiro de obras. A Secretária de Ação Social, Inês Tenório, prestigiou o evento.

— Não conseguiríamos avançar neste campo da qualificação profissional sem os parceiros que acreditam no nosso projeto de governo. Este é um momento importante para o município, pois passamos por um período de 12 anos onde a educação profissional ficou estagnada. A prefeitura está dizendo neste momento, que acredita no potencial de cada um, fazendo com que os moradores recebam qualificação profissional de qualidade. Temos um grande parceiro que é o Senai, que é referência em educação em todo país — destacou o vice-prefeito Leandro Silva.

O chefe de Educação Profissional do Senai, Carlo Roberto Garcia, enfatizou a importância da qualificação profissional.

— O mercado de trabalho exige pessoas capacitadas e tenho a plena certeza que vocês estão preparados para encarar este desafio. Este trabalho só foi feito por meio da parceria entra a prefeitura de Angra e o Senai. Espero que os alunos que estão se formando hoje, não parem por aqui e continuem o seu aperfeiçoamento constante — disse.

O Pronatec foi criado pelo governo federal em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. O programa oferece diversos cursos gratuitos em Angra.

Neste ano o Pronatec já disponibilizou, em Angra, mais de 400 vagas para os cursos de almoxarife, pedreiro de alvenaria estrutural, pedreiro de revestimento em argamassa, costureiro industrial do vestuário, auxiliar de pessoal, auxiliar de recursos humanos, auxiliar administrativo, camareira em meios de hospedagem, recepcionista em meios de hospedagem, recreador, ajudante de obras, carpinteiro de obras, pintor de imóveis, confeccionador de lingerie e moda praia, mecânico de motores ciclo otto e armador de ferragens.

— Concluo o curso com muita satisfação, pois ouvi de várias pessoas palavras que buscavam me desanimar. Segui em frente e hoje recebo meu certificado de qualificação na área da construção civil. Antes mesmo de terminar o curso do Pronatec eu já havia conseguido emprego. Fico feliz em ver que a Prefeitura de Angra oferecendo condições de qualificação profissional para a população do município — disse Deuclides França, formando do curso de pedreiro em revestimento.