quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Hoje é o Dia Internacional do Voluntário

Proclamado em dezembro de 1985 pelas Nações Unidas, nesta quinta-feira, dia 5, comemora-se o Dia Internacional do Voluntário. Em Angra dos Reis, a Defesa Civil municipal conta com aproximadamente seis mil pessoas que dedicam seu tempo para fazer o bem.

O trabalho voluntário vem se tornando um importante fator de crescimento das ONGs e graças a esse tipo de trabalho que muitas ações da sociedade organizada têm suprido algumas dificuldades financeiras e burocráticas. O voluntariado contribui para um mundo mais justo e solidário.

Na Defesa Civil, os parceiros atuam em campanhas preventivas e informativas nas comunidades, auxiliam na leitura dos pluviômetros e também em momentos de intempérie. Os voluntários recebem diversos treinamentos, desde primeiros socorros até noções básicas de Defesa Civil.

— Eles são fundamentais para que essa instituição funcione. Temos uma extensão territorial muito grande e como eles estão dentro das comunidades, são os primeiros a chegar e dar assistência até a chegada da nossa equipe. Esses voluntários, esses anjos, são nossos olhos e braços na localidade. Nós temos que agradecer diariamente por cada um deles existir e cumprir tão bem seu papel — frisou o secretário de Defesa Civil Marco Oliveira.