sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Angra na luta contra a Aids

A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Saúde, realiza durante o mês de dezembro, diversas atividades voltado para o combate da Aids. No dia 1º de dezembro é celebrado mundialmente o dia de combate à doença.

Nessa quarta-feira, 4, equipes do programa DST/Aids e Hepatites Virais se concentraram na praça Codrato de Vilhena (Praça do Papão), onde efetuaram a distribuição de preservativos e disseminaram informações sobre a importância da prevenção.

— Nosso maior objetivo é informar a população a respeito da prevenção e conscientização. Em dezembro as ações são reforçadas, devido ao Dia Internacional de Luta Contra a Aids, no dia 1º. Ainda percebemos que algumas pessoas têm resistência quanto ao uso de preservativos, pois acham que a doença nunca irá atingi-las. Portanto é de suma importância a nossa ação, para que a mensagem chegue até esta parcela da população que mantém este tabu —explicou Renata Campos, coordenadora do Programa DST/Aids e Hepatites Virais, da Secretaria de Saúde.

Daniel Bertoldo, representante da Coordenadoria da Juventude do município, destacou as ações de prevenção, promovidas pela Prefeitura.

— Apoiamos este evento, pois a Coordenadoria da Juventude sabe da importância da prevenção, uma vez que hoje, o maior índice de HIV está entre a população jovem — disse.

O evento recebeu o apoio da Fundação de Cultura, Grupo Diversidade Sexual de Angra dos Reis (GDSAR) e da ONG Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV-Aids (RNP+) do Médio Paraíba.

Na semana que vem, a caravana da prevenção estará no Parque Mambucaba, no dia 11, oferecendo, além da distribuição de preservativos e informações, o teste rápido de Aids e Sífilis ao público interessado. A atividade será no SPA da comunidade, pela manhã e na parte da tarde. No dia 14, a Praça da Vila do Abraão, na Ilha Grande, receberá uma ação de distribuição de preservativos e panfletos. Já no dia 20 de dezembro, data de encerramento da campanha, um grande evento está programado para às 20h, na Praça do Porto, onde a sexóloga Ludmila Queiroz realizará uma palestra. Haverá apresentações culturais.