quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Prefeitura vai construir mais cinco unidades de saúde

A Prefeitura de Angra dos Reis pretende construir cinco novas unidades do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF) na cidade. Nos próximos dias 18 e 19, a secretaria municipal de Saúde realiza a licitação para a contratação das obras de construção dos postos de Saúde do Campo Belo II (segunda unidade a ser instalada no bairro), Morro do Carmo, Belém (segunda unidade), Marinas e Frade. A contratação tem preço médio de cerca de R$ 3,5 milhões e o prazo para entrega das novas unidades é de 12 meses. Os recursos para construção virão do Ministério da Saúde, além das verbas da própria Prefeitura de Angra. O financiamento estava liberado desde 2011, mas estavam com pendências no Ministério, o que só foi resolvido pelo atual Governo Municipal.

— Nosso objetivo é fortalecer as ESFs no município. Desde janeiro estamos trabalhando muito para isso pois esse serviço é vital para a saúde na cidade. Quando assumimos a rede estava totalmente enfraquecida. Hoje já estamos com mais de 50 unidades com equipes completas, incluindo médicos. Estas novas unidades levarão atendimento a estes locais que ainda não possuiam ESF ou funcionavam de forma ainda inadequada — explicou o secretário de Saúde, dr. Carlos Vasconcellos.

Os novos postos fazem parte do compromisso assumido pela prefeita Conceição Rabha com a ampliação e a valorização do Saúde da Família. O Morro do Carmo, por exemplo, ainda não tinha cobertura do ESF, serviço que começou em 2013 numa unidade provisória no Centro de Especialidades Médicas (CEM) do Centro. No Marinas, a construção do novo posto, numa área própria do município, permitirá a devolução da área emprestada pela associação de moradores local desde a década de 90.

Outras ações na área da atenção à Saúde já realizadas ou em andamento são a inauguração da Policlínica da Cidade, no Centro, a reestruturação da rede de atenção básica e a abertura do Hospital da Japuíba, que será entregue até o final do ano.

Ministério libera recursos também para reformas

Esta semana também foram liberados cerca de R$ 370 mil para a reforma e ampliação dos postos de saúde do Belém, Campo Belo e Balneário. Os recursos são do Ministério da Saúde. Agora a secretaria de Saúde pode contratar as obras, previstas para serem iniciadas no início do primeiro trimestre do ano que vem. Estas comunidades serão beneficiadas primeiramente porque funcionam em prédios próprios.