terça-feira, 26 de novembro de 2013

Prefeitura lança ‘Dez Minutos Contra a Dengue’




A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou nesta segunda-feira, 25, a campanha Dez Minutos Contra a Dengue. O lançamento ocorreu durante a manhã, na quadra de esportes do Camorim, região que apresentou um aumento no índice de infestação do mosquito, de acordo com o último Levantamento Rápido do Índice de Infestação de Aedes aegypti (Lira).

O objetivo da campanha, inspirada em uma estratégia do governo de Cingapura, é estimular as pessoas a investir 10 minutos da semana para eliminar possíveis criadouros do mosquito em suas casas, já que o ambiente doméstico concentra 80% dos focos.

— Nesta campanha, os agentes de saúde estarão levando às comunidades do município a importância do monitoramento em relação ao Aedes aegypti. Os moradores receberão um guia com linguagem simples e didática para que criem o hábito de fazer a vistoria em suas casas semanalmente, dispondo de apenas 10 minutos — explicou Carlos Vasconcellos, secretário Municipal de Saúde.

Os agentes comunitários estarão entregando o guia 10 Minutos Contra a Dengue aos moradores durante as visitas. Este material traz orientações sobre como é preciso ficar atento a situações como calhas entupidas, caixa d’água destampada, ralos no quintal acumulando água da chuva, pratinho embaixo do vaso de planta, além de baldes e garrafas viradas com a boca para cima.

De acordo com Romário Gabriel, diretor de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, outras ações também serão levadas às comunidades angrenses.

— Além do trabalho dos agentes de saúde, estaremos indo às escolas da rede municipal, e associações de moradores, além de ministrando palestras aos cidadãos. É importante que a população tenha a consciência de que o combate à dengue é uma missão de todos. Teremos mais de 80 agentes de combates à endemias percorrendo o município, além do apoio dos agentes comunitário de saúde que são fundamentais para o êxito do trabalho — disse.

A campanha passará por todos os bairros do município de Angra dos Reis, incluindo a Ilha Grande, sendo que na próxima segunda-feira, 2, uma grande mobilização ocorrerá na Japuíba.

DEZ PONTOS PARA A PREVENÇÃO

- Manter a caixa d’água totalmente vedada e deixar os baldes com a boca para baixo;
- Remover folhas, galhos e tudo que possa acumular água nas calhas;
- Galões, tonéis, poços, tambores e barris de água para consumo devem ser totalmente vedados;
- Guardar os pneus sem água e em lugares cobertos. Garrafas devem estar vazias e sempre com a boca para baixo;
- Manter ralos limpos e com uma tela para não formar criadouros;
- Verificar se as bandejas de ar-condicionado estão limpas e sem acúmulo de água. Bandejas de geladeira também podem se tornar criadouros para o mosquito;
- Encher e verificar semanalmente vasos sanitários fora de uso ou de uso eventual;
- Esticar bem as lonas usadas para cobrir objetos ou entulho para não formar poças de água;
- Limpar e tratar piscinas e fontes com produtos químicos específicos;
- Plantas como bambu, bananeiras, bromélias, gravatás, babosa, espada de São Jorge e outras semelhantes também podem acumular água.