sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Novembro Azul em Angra

A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Saúde, realiza durante este mês o Novembro Azul, dedicado à saúde do homem. Durante as atividades voltadas ao público masculino, será mostrada a importância de fazer o teste que diagnostica o câncer de próstata. O Novembro Azul ocorre em outras partes do mundo. Para ajudar na divulgação, prédios públicos do município serão iluminados de azul. Haverá palestras e distribuição de panfletos, como feito no Outubro Rosa.

Os trabalhos serão intensificados, pois, historicamente, a conscientização dos homens é mais difícil. As mulheres costumam procurar com mais frequência um médico a qualquer sinal da doença. E, assim como nelas, o diagnóstico precoce pode ser indispensável para a cura do câncer.

- Queremos que os homens que se encontram na faixa etária do exame preventivo, que o façam. Estaremos intensificando as nossas ações para este público e oferecendo os serviços na rede municipal de saúde – disse Carlos Vasconcellos, secretário de Saúde.

A abertura oficial ocorrerá no dia 14, às 8h, no Estratégia de Saúde Família do Belém, e contará com a presença da prefeita Conceição Rabha e toda a equipe da Secretaria de Saúde.

- No dia 14, quando a área técnica de doenças crônicas não transmissíveis trabalhará pelo Dia Mundial de Combate ao Diabetes, estaremos divulgando os locais em que consultas poderão ser realizadas, fazendo cálculo do índice de massa corporal, e orientando sobre os exames para avaliação médica. Ainda teremos práticas de alimentação saudável, que serão ministradas no Parque Mambucaba – explica Fernanda Fernandes, coordenadora do Programa Saúde do Homem.

Nos dias 18 e 19, a área técnica de alimentação e nutrição e o curso Cozinha Brasil, oferecido pelo Sesi, estarão na igreja católica São José Operário, no Parque Mambucaba, com objetivo de promover a alimentação saudável junto aos profissionais e comunidade. Cem vagas serão disponibilizadas. O evento contará com a participação de agentes comunitários de todos os distritos como uma forma de ampliar a participação na prevenção da doenças crônicas não transmissíveis. O tema Educação Alimentar é composto por aulas práticas e teóricas sobre alimentação saudável, aproveitamento integral dos alimentos; técnicas de preparo; higiene e conservação dos alimentos; planejamento de compras e cuidados com a saúde, como prevenção de doenças crônicas não transmissíveis (diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares).

A DOENÇA

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens – o primeiro é o de pele. Ele atinge principalmente homens com idade superior a 65 anos. A chance de cura é de 90% no estágio inicial. Os sintomas aparecem raramente. Serão os seguintes: dificuldade de urinar e necessidade de urinar mais vezes durante o dia; dor nos ossos; infecção generalizada ou insuficiência renal. Em 2012, 60 mil novos casos no Brasil foram registrados, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). O exame para diagnosticar a doença inclui toque retal e coleta de sangue, mas somente uma biópsia pode confirmar se é um câncer. Em 17 de novembro é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.