quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Moradores da Vila Histórica debatem turismo



Na manhã de terça-feira, 12, a presidente da TurisAngra, Maria Sílvia Rubio, participou de uma reunião promovida pela Associação de Moradores e Amigos da Vila Histórica de Mambucaba (Amam). Além da Fundação de Turismo, fizeram-se representar a Polícia Militar; a Câmara Municipal, através do vereador Fábio Macedo; a Superintendência de Trânsito, a subprefeitura local, a Subsecretaria de Parques e Jardins e Cultuar.

O presidente da associação de moradores, Carlos Henrique Guedes, o Maninho, destacou que algumas pessoas chegam à localidade e ligam os chamados “paredões de som”, aparelhagens potentes que transformam as ruas da Vila Histórica em verdadeiras boates a céu aberto, causando transtornos aos moradores. Outro problema relatado é o desrespeito à legislação, que veta o preparo de alimentos em áreas públicas, atividade que a TurisAngra vem combatendo desde o início do ano.

A segurança pública também é outro ponto que preocupa a comunidade, já que, segundo Agnelo Alves de Carvalho, vice-presidente da AMAM, a insuficiência de policiamento no local se reflete nos problemas que a Vila Histórica enfrenta aos finais de semana. O tenente Maurício, representante do 33ºBPM, explicou que não há falta de policiamento, mas que a distribuição dos policiais se dá devido à mancha criminal, ou seja, pela localização das denúncias feitas à PM, o que deixa a comunidade fora das prioridades do batalhão.

Silvia Rubio solicitou que a Polícia Militar deixe nos finais de semana, pelo menos, uma viatura na Vila Histórica de Mambucaba para evitar delitos como os “paredões de som”, uso de drogas na praia, entre outros. O representante da PM se prontificou a auxiliar a comunidade buscando o reforço do efetivo.

Outra questão que preocupa a comunidade é o trânsito, em especial no que diz respeito ao estacionamento irregular, às dificuldades de acesso à comunidade e alguns jovens que trafegam pelas ruas da Vila Histórica de Mambucaba sem habilitação, pilotando motos e quadriciclos. A presidente da TurisAngra informou que, no período do verão, a fundação contratará cerca de 20 pessoas para reforçar as ações de fiscalização do município e que a diretriz da prefeita Conceição Rabha é que estes agentes de apoio à fiscalização sejam residentes das próprias comunidades. Segundo ela, eles trabalharão nos finais de semana, feriados e em períodos especiais. Outra ação que será realizada, desta vez pela Superintendência de Trânsito e já inclusa na Operação Verão, que está sendo preparada pelo município, é o controle do acesso à Vila Histórica de Mambucaba, em especial aos finais de semana, além de operações de fiscalização e delimitação dos acessos à praia, para garantir aos moradores e turistas seus direitos de ir e vir.

- Nossa ida à Vila Histórica de Mambucaba teve o objetivo de nos aproximar ainda mais desta comunidade, ouvir as reclamações dos moradores e juntos buscarmos soluções que permitam manter a paz no local, estimular o comércio e melhorar o atendimento ao turista que busca este local, um dos mais frequentados no município – concluiu Silvia Rúbio.