quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Saúde realiza capacitação contra a dengue

A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Saúde, capacitou aproximadamente 300 agentes comunitário de Saúde, para o combate ao mosquito Aedes Aegypti.
 
- O projeto é inspirado em uma estratégia de controle do Aedes aegypti adotada em Cingapura, que foi capaz de interromper o pico de epidemia no país com ações semanais da população dentro de suas residências, para limpeza dos principais criadouros do mosquito – explica Romário Gabriel, diretor de Vigilância Ambiental.
 
O mosquito transmissor da dengue vive e se reproduz dentro das nossas casas. Agindo uma vez por semana na limpeza de criadouros, a população interfere no desenvolvimento do vetor, já que seu ciclo de vida, do ovo ao mosquito adulto, leva de 7 a 10 dias. Com uma ação semanal, é possível impedir que ovos, larvas e pupas do mosquito cheguem à fase adulta, freando a transmissão da doença. Os agentes serão os responsáveis por disseminar as informações da campanha para a população.
 
- Conhecer, aprender e ensinar são essenciais para a prevenção e promoção da saúde. Os agentes comunitários, os agentes de combate às endemias e os agentes de controle de vetores são elos fundamentais para democratizar a informação, para torná-la acessível a cada um dos brasileiros – concluiu Romário.
 
Esta ação demonstra a preocupação da Prefeitura de Angra com relação à dengue. No ano de 2013, o município sofreu a sua quinta epidemia.