quinta-feira, 24 de outubro de 2013

IV Fórum sobre população de rua


A Secretaria de Ação Social da Prefeitura de Angra realizou no início desse mês, o IV Fórum sobre a População em Situação de Rua. Foram abordados temas relevantes, como os trabalhos ostensivos desenvolvidos pelo setor de abordagem, dentre eles a identificação, sensibilização e orientação das pessoas e famílias em situação de rua, encaminhando-as para o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), proporcionando a inserção no cadastro único para oferta de Programas Sociais.

Também foram abordados os encaminhamentos monitorados para acesso à documentação, acesso a endereço de referência (Creas) e ao centro de atenção à população em situação de rua do município, para proteção e reinserção aos vínculos familiares e sociais.

Vale destacar, que a legislação vigente não permite a internação compulsória das pessoas em situação de rua.

De julho a setembro de 2013 foram efetuadas 140 abordagens à população em situação de rua, sendo cinco munícipes e 135 oriundo de outras cidades e estados. Neste mesmo período, foram concedidas 130 passagens a pedido dos usuários para retorno às cidades de origem. Os demais estão sendo acompanhados pela equipe de abordagem na tentativa de fortalecimento dos vínculos familiares e sociais.

O Centro de Atenção não é um equipamento destinado ao tratamento para usuários de álcool e outras drogas e sim um equipamento de acolhimento institucional para proteção social especial de alta complexidade, ofertado para pessoas que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência e que estejam com os vínculos familiares rompidos ou fragilizados.

As políticas de prevenção e combate ao consumo de álcool e drogas competem à Fundação de Saúde de Angra dos Reis (Fusar).