segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Vila Velha recebe Prestação de Contas




Buscando dar transparência às suas ações, a prefeita Conceição Rabha realizou vários encontros para prestar contas de seu governo nos bairros de Angra. Nesta quinta-feira, 20, foi realizada a última reunião de prestação de contas e foi a vez do bairro Vila Velha receber a equipe de governo e ficar informado sobre os problemas e projetos da prefeitura.

Compondo a mesa com a prefeita estavam o secretário de Defesa Civil e Trânsito, Marco Oliveira, a secretária de Ação Social, Inês Tenório, o secretário de Obras e Serviços Públicos, Jefferson Deccache, o secretário de Pesca e Aquicultura, Júlio Magno, a secretária de Educação Ciência e Tecnologia, Cláudia Nogueira e o presidente do Saae, Mario Marcio.

A atual gestão da prefeitura herdou uma dívida de R$ 101,3 milhões da gestão passada.  O montante da dívida incluíam gastos com limpeza urbana, previdência social (rescisão de funcionários exonerados que não foram pagas, repasses à Receita Federal que não foram feitos), medicamentos, merenda escolar, vigilância, aluguéis, hospedagens, dentre outros serviços.

Além das dívidas, também foram expostos os problemas que a gestão atual encontrou na estrutura da máquina do governo: falta de médicos e professores, falta de contratos para serviços de manutenção, sucateamento de carros e lanchas, estrutura administrativa inadequada, município com o “nome sujo” devido às dívidas.

Para que Angra conseguisse receber benefícios e investimentos dos governos federal e estadual, a prefeitura teve que liquidar algumas dívidas que estavam impedindo este processo. Um exemplo foi a verba para a reforma dos postos de saúde, que já estava aprovada para o município desde 2011. A prefeita conseguiu que o montante fosse liberado, e então reformou os postos e os entregou à população.

Em seguida, foram apresentadas as primeiras ações do novo governo, que envolveram a limpeza de toda a cidade, que, desde o final do ano passado, estava parada; a contratação de 88 médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde; a contratação de 160 professores; a inauguração da escola do Bonfim, que estava fechada há quatro anos; a mudança do Pronto Atendimento Infantil (PAI) para a Santa Casa; a mudança de prédio do Serviço de Pronto Atendimento (SPA), que se tornou uma policlínica, para a antiga Clínica Soj.

A prefeitura também retomou o Hospital da Japuíba, que havia sido entregue ao governo do estado em setembro de 2012. Como este é um governo de parcerias, a prefeita conseguiu que o governo federal custeasse 50% do funcionamento do Hospital. Além disso, o governo do estado se comprometeu a custear 25% de seu funcionamento e, caberá à prefeitura, entrar com os outros 25%.

A população teve voz e pôde reivindicar à prefeita e seus secretários algumas ações no bairro, como reestruturação das calçadas, instalação de guarda-corpo, área de lazer, iluminação nas praias e melhoria na estação de esgoto.

O secretário de Obras e Serviços Públicos, Jefferson Deccache, disse que já está em andamento um projeto para a reestruturação das calçadas, que estão totalmente deterioradas, e também a instalação de guarda-corpo, para dar mais segurança a quem circula pela localidade. O secretário disse ainda que irá encaminhar uma equipe de iluminação pública para atender à demanda das praias e irá estudar uma forma de construir uma área de lazer na comunidade.

O presidente do Saae explicou que há seis anos, quando a estação de esgoto foi construída, ela funcionou com muita eficiência, o que não está se repetindo nos dias atuais. Segundo ele, o órgão já está desenvolvendo um estudo para melhorar o funcionamento da rede e sua eficiência.

Outra reivindicação importante feita pela população foi a instalação de um posto de saúde na localidade. A superintendente de Vigilância em Saúde da Fusar, Sírlei Rampini Carin, disse que a Vila Velha já tem uma equipe de Estratégia e Saúde da Família montada, com médicos, enfermeiro, auxiliar de enfermagem e agente de saúde. Para que o posto saúde seja instalado no bairro, a prefeitura terá que dispor de um imóvel que atenda às exigências contratuais do governo, como, por exemplo, documentação do imóvel e valor do aluguel compatível.

A população se mostrou satisfeita com a presença da prefeita e seus secretários, e expressou que pela primeira vez na história da cidade um governo está abrindo as portas para a população. A prefeita afirmou que este é um governo em que todos terão vez e voz.

— Quero ser lembrada como a prefeita das oportunidades. Quero que Angra seja vista não só por suas belezas, mas pela qualidade de vida e pelo desenvolvimento da população — concluiu Conceição.