segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Prefeitura presta contas no Monte Castelo




A Prefeitura de Angra dos Reis continua a série de reuniões de prestação de contas sobre a situação financeira e administrativa do município nestes primeiros meses do ano. Os encontros também servem para ouvir as reivindicações das comunidades do município.

Na quinta-feira, 19, foi a vez do Monte Castelo (antiga Sapinhatuba 2) receber a caravana da transparência, coordenada pelo vice-prefeito Leandro Silva, acompanhado da equipe do governo. O encontro foi realizado no Centro de Inteligência e Cidadania.

O subcontrolador do município, Carlos Saraiva, comentou sobre as dívidas assumidas pelo atual governo, em torno de R$ 101 milhões. Segundo ele, a Lei de Responsabilidade Fiscal não permite que nenhum governante deixe dívidas ao sucessor. Saraiva lembrou que, por causa das dívidas, a prefeitura chegou a ficar impossibilitada de receber recursos dos governos estadual e federal.

Em seguida, foram apresentadas à população as primeiras ações do novo governo em várias áreas, especialmente no que diz respeito à limpeza urbana, contratação de médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde, contratação de professores e a retomada de obras paradas. O vice-prefeito Leandro Silva destacou que a prestação de contas da prefeitura leva os agentes do poder público aos bairros e dá voz aos cidadãos.

— Estamos aqui para reafirmar nosso compromisso de fazer o melhor pela cidade. Além disso, tenho um carinho especial pelo bairro. Claro que este começo não é o que esperávamos, mas temos muita vontade de fazer e gente para trabalhar. O município vai continuar se desenvolvendo, pois trabalhamos com responsabilidade e queremos que os cidadãos que vivem nesta cidade tenham serviços dignos — ressaltou o vice-prefeito.

Leandro ainda falou sobre ações que ocorreram no município e que promoverão mudanças para melhor.

— Na próxima semana, começa a demolição da delegacia de polícia, que será reconstruída, oferecendo um atendimento digno a quem necessita do auxílio policial. Essa ação mostra o nosso governo de parcerias. A secretária de Ação Social, Inês Tenório, esteve em Brasília e voltou com a notícia de que os próximos cursos do Pronatec em Angra serão voltados para a indústria naval. Quero dizer a vocês que pegamos uma frota de veículos sucateada e que em um curto espaço de tempo conseguimos recuperá-la. Hoje, todos os veículos que pertencem à prefeitura estão legalizados e já licitamos a locação de outros carros — falou.

Como em todos os outros eventos, os moradores tiveram a oportunidade de fazer questionamentos e solicitar demandas para a comunidade.

Um dos principais problemas apontados pelos moradores do Monte Castelo é o asfaltamento do final da Rua 19, cuja demanda foi encaminhada ao subsecretário de Obras, João Massad, para que uma solução seja apresentada. O superintendente de Administração da Secretaria de Saúde, Clenílson Belo, também se comprometeu a promover melhorias na unidade de Estratégia de Saúde da Família da comunidade.