quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Órgãos se reúnem para conhecer os serviços do Cras

Na manhã dessa terça-feira, dia 24, profissionais representantes da Brasfels, do Instituto de Ecodesenvolvimento da Baía da Ilha Grande (IED-BIG), da Regional de Jacuecanga e do Ciep 302 Charles Dickens participaram de uma reunião no Centro de Referência em Assistência Social (Cras), da Monsuaba. A intenção do encontro, que contou com a presença da psicóloga e da assistente social da unidade, foi conhecer os trabalhos desenvolvidos pelos Cras e as atividades oferecidas para, a partir de então, buscar uma unificação entre esses órgãos e a prefeitura, a fim de promover um melhor atendimento aos usuários.

Nos Cras são disponibilizadas atividades continuadas que objetivam a melhoria da qualidade de vida da população, com ações focadas no atendimento das necessidades básicas e buscam o fortalecimento dos vínculos familiares para a superação de vulnerabilidades. Entre os serviços oferecidos estão o Acompanhamento Integral à Família/PAIF, atendimento à 3ª idade com diversas atividades, programa Bolsa Família, Projovem Adolescente, Gol Social, além dos benefícios eventuais, como o auxílio maternidade e funeral, Leite é Saúde, Leite Social, entre outros.

Nestes espaços são oferecidos ainda: atendimentos psicossocial e jurídico; oficinas de artesanato, corte e costura, biscuit, violão, manicure, pedicure, cabeleireiro, depilação, desenho e bordado e atividades esportivas.

Vale lembrar que muitos dos benefícios estão sujeitos à avaliação das condições de cada família, que são submetidas a critérios técnicos de seleção.

Para obter informações detalhadas de cada programa/projeto ou sobre o cadastramento, o morador pode se dirigir ao equipamento mais próximo de sua residência. Existem unidades do Cras nos bairros Nova Angra, Campo Belo, Frade, Monsuaba, Belém, Bracuí e Parque Mambucaba.